Jogos interativos fazem parte do projeto. Foto Divulgação.

Jogos interativos fazem parte do projeto. Foto Divulgação.

Desde o mês de agosto deste ano, os estudantes do 1ª ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Nova Trento participam do projeto ‘Inteligência Emocional’, desenvolvido pela psicóloga da Secretaria Municipal de Educação, Camila Formento Melo dos Santos.

Os encontros envolvem todas as escolas municipais e são realizados em sala de aula em tom de conversa e contam com ações que envolvem exposição visual, vídeos, confecção de jogos, vivências e dinâmicas.

“A proposta pedagógica é norteada pelo sociointeracionismo, ou seja, o mundo um espaço educativo voltado para a socialização”, explica Camila. Segundo a psicóloga, a inteligência emocional é o conjunto de habilidades necessárias para que o aluno obtenha a assertividade emocional, a autonomia, empatia e o autoconhecimento.

Ela acrescenta que o objetivo do projeto é justamente criar momentos que possibilitem o desenvolvimento de habilidades. “É uma ação para que as crianças e adolescentes se tornem conhecedores de suas próprias emoções e, assim, mais propícias para lidar de maneira positiva com elas”, enfatiza a psicóloga.

O projeto segue até o término do ano letivo com a abordagem de temas sobre emoções, sexualidade, autoestima, comportamento e empatia. Além disso, todos os jogos confeccionados a partir das atividades permanecerão aos cuidados dos professores, para que os alunos utilizem em outros momentos.

Momentos do projeto possibilitam o desenvolvimento de habilidades. Foto Divulgação.

Momentos do projeto possibilitam o desenvolvimento de habilidades. Foto Divulgação.