Já está aberta e em funcionamento há pouco mais de duas semanas a loja da cervejaria Al Fero, em um espaço junto à própria fábrica, no bairro Ponta Fina Sul e às margens da SC-410. Estão lá vários estilos de cerveja, como Pilsen, Weiss, Oatmeal Stout e IPA, em garrafas de 500 mililitros. Um dos destaques é o vasilhame de vidro “growler”, com 1,9 litro, com rótulo e tampa revestido de metal em tons envelhecidos em prata e cobre.

Um detalhe que marca a loja é a disposição dos produtos, sobre mesas, armários e mesas antigos, conseguidos ou doados por famílias neotrentinas.  A loja também tem vários outros produtos personalizados com sua marca, como camisetas, bonés, copos e porta-copos de metal, além de produtos coloniais de Nova Trento, como biscoitos artesanais e pão de malte. Uma parceria com o laticínio neotrentino Trentolat vai incrementar ainda mais o mix de produtos nos próximos dias.

O horário da atendimento é das 9 às 18 horas, com fechamento para almoço, de segunda à sexta-feira, e das 9 às 16 horas, sem fechar para o almoço, nos sábados, domingos e feriados. Nos próximos dias, a cervejaria vai instalar sua fachada, que será composta por materiais que resgatam a história de Nova Trento. Entre estes está madeira de uma casa de mais de 90 anos, cujos doadores serão identificados por uma placa.

A propósito, uma das intenções da cervejaria é, no futuro, assim que tiver um acervo razoável, fazer uma loja temática, integralmente voltada à história do usos, costumes, e da velha “indústria” neotrentina.

Além de vários estilos de cerveja, há um mix especial de produtos na loja. Foto Raul Sartori/O Trentino

Fechadas duas parcerias com cervejarias ‘ciganas’

Apesar de ainda estar no início de sua produção em escala industrial, a cervejaria Al Fero já fez duas parcerias com as chamadas “cervejarias ciganas”, que não têm compromisso de produzir de forma contínua, e sim vinculada a algo específico.

Foi o exemplo firmado na última segunda-feira, 25, com a Director Brewery, uma cervejaria de Itapema, que só produz rótulos inspirados em filmes. Ela já tem em seu portfólio os rótulos Indiana Hop e Star Weiss. A Al Fero produziu um terceiro rótulo, especialmente para a cervejaria, que vai ser lançado em outubro, junto com o lançamento internacional de um grande filme. Tudo é segredo, por enquanto.

Outra parceria foi firmada com a Oggin, de Balneário Camboriú, que só faz rótulos alusivos a piratas. Para ela, a Al Fero vai logo produzir a Belgian Pale Ale, uma cerveja de estilo americano/inglês, porém com levedura belga.

Alguns dos estilos de cerveja produzidos pela Al Fero. Divulgação