Referência em Santa Catarina e no Brasil, Nova Trento é hoje a Capital Catarinense do Turismo Religioso, conforme Lei Estadual nº 15.184 de 01/07/2010. Cidade aconchegante, une o poder da fé com as atrações culturais e as belezas naturais. É o único município no Brasil a possuir dois santuários reconhecidos pela Igreja Católica: Santa Paulina e Nossa Senhora do Bom Socorro, localizado a 525 metros de altitude em área de preservação e rara beleza natural.

Nova Trento foi colonizada, em sua maioria, por imigrantes oriundos do Trentino Alto Ádige, norte da Itália, a partir de 1875. A região, na época, pertencia ao Império Áustro-Húngaro, e era conhecida como o Tirol Italiano Ainda hoje, a cidade exibe com orgulho os traços da colonização, presentes em seus pratos típicos servidos diariamente nos inúmeros restaurantes e pousadas.

Grupos folclóricos de dança e canto complementam este cenário. Outra característica é o plantio da uva e a fabricação de sucos e vinhos. Além do turismo religioso, que faz com que a cidade receba cerca de 80 mil visitantes por mês, Nova Trento é referência para peregrinos que escolhem o município como destino. São pessoas que chegam sozinhas, em grupo, a pé ou de bicicleta, após percorrer dezenas de quilômetros.

A beleza natural da cidade, a expressividade de seu povo e as manifestações religiosas e culturais são o maior patrimônio do município, também conhecido por ser a terra da primeira santa do Brasil, Santa Paulina. Toda essa mistura faz com que Nova Trento atraia também vários eventos científicos, culturais e esportivos.

Cidade ganha também destaque pelas suas belezas naturais e culturais.

Cidade ganha também destaque pelas suas belezas naturais e culturais.

Dados Geográficos

Distância do aeroporto de Florianópolis: 92 km
Distância do aeroporto de Navegantes: 94 km
Área: 402.118 km²
População: 13.621 habitantes
Altitude: 30 metros
Clima: Temperado
Informações:
www.novatrento.sc.gov.br
turismo@novatrento.sc.gov.br
(48) 3267-3200