Por Francisco Sartori Bottamedi

A receita da Focaccia pode ser doce ou salgada. Normalmente é feita com massa fermentada, achatada em uma Foccacia 3assadeira com as mãos, onde os buracos que se formam ao pressionar a massa na assadeira com os dedos, são preenchidos de azeite e os demais temperos. Na Itália é consumida tanto no desjejum, como aperitivo e antepasto.

Hoje em dia, a focaccia se tornou uma espécie de fast food italiano, disponível em restaurantes, padarias e casas especializadas por toda a Itália.Seu nome tem significado Panis focacius. Pão de fogo; pão assado nas cinzas do fogo. Pão de lareira. Comida que aquece.

De acordo com muitos historiadores a Focaccia tem origem na Grécia antiga, ou com os etruscos do Norte Itália Central antes do Império Romano. Pão achatado tem sido feito em todo o oriente médio e estendendo-se para a Pérsia, isso torna quase impossível identificar uma cultura específica por trás de Focaccia.

Uma parte da história diz que sua origem vem dos fenícios, povo que viveu nos anos 1.000 a. C, no território onde hoje está o Líbano, e que, entre outras regiões, colonizou parte da península Itálica.

Por outro lado, a origem da receita da Focaccia acreditasse ser da Itália, tipicamente da região da Ligúria, região do noroeste italiano, mais precisamente em sua capital, a província de Gênova, onde é apresentada em duas versões: al formaggio que tem massa fina e crocante, não é fermentada e é recheada de queijo cremoso chamado stracchino. E a segunda é Salata, sendo mais alta, com cerca de dois centímetros, crocante por fora e macia por dentro e leva apenas sal grosso e alecrim na cobertura.

Existem outras receitas que variam entre recheio e massa. O princípio que deve ser respeitado é a base da receita tradicional. A partir da base desta receita é possível criar inúmeras variações.

ReceitaFoccacia 2

Rende 4 porções

 Ingredientes

350g de farinha de trigo

7g de fermento biológico seco

1 colher de sopa de azeite de oliva

210ml de água morna

1 colher de sobremesa de açúcar

1 colher de sobremesa de sal

Para o recheio

Azeite de oliva

3 ramos de alecrim

Sal grosso a gosto

Modo de Preparo

-Misture o açúcar com o fermento e a água morna e deixe descansar por 10 minutos.

– Numa tigela grande misture o fermento com a farinha e o sal. Se necessário, vá adicionando mais água, 1 colher (sopa) por vez, até formar uma massa que dê para trabalhar. Coloque-a numa bancada enfarinhada e sove até ficar elástica e homogênea, cerca de 4-6 minutos de procedimento.

– Coloque a massa numa tigela. Cubra com um pano úmido e deixe descansar em um lugar aquecido até dobrar de tamanho, cerca de 1 hora.

– Pré-aqueça o forno a (200ºC). Unte uma assadeira com azeite e reserve.

– Sove a massa um pouco e coloque na assadeira untada e abrindo ela com as pontas dos dedos até cobrir a assadeira toda.

– Os buracos que ficam ao abrir a massa com a ponta dos dedos, preencher com azeite de oliva.

– Remova o talo do alecrim e salpique sobre a massa de maneira uniforme.

– Polvilhe sal grosso a gosto.

– Asse no forno pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos.

Foccacia