Todos os professores, desde o pré-primário até o 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Francisco João Valle, do bairro Trinta Réis, foram envolvidos, terça-feira, 19, em um programa de estudos sobre drogas, que terá mais dois momentos neste ano, dia 17 de outubro e 29 de novembro.

Sob coordenação de especialistas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), nos três eventos deste ano, obedecendo uma sequência de abordagens, o objetivo primeiro é preparar os professores para perceber atitudes de alunos que possam representar um perigo ou alerta à entrada de drogas no estabelecimento escolar. Após esta fase de preparação, a ideia é partir para ações mais concretas no início do ano letivo de 2018. Estas atitudes a serem tomadas serão discutas no programa ainda neste ano.

Conforme o secretário municipal da Educação, Luiz Carlos Orsi, há necessidade uma ação constante de prevenção às drogas no ambiente escolar. O caso mais recente na rede municipal de ensino foi registrado na escola do Trinta Réis, envolvendo dois estudantes de 13 anos.A família foi chamada e informada da situação mas a escola, por si própria, não tem uma diretriz a seguir nestes casos. Sua única alternativa é monitorar a situação, por enquanto, blindando cuidadosamente o caso para evitar que mais estudantes se envolvam.  Daí a importância e o suporte de programas como o que começou a acontecer nesta semana.

 

Professores se unem para tentar combater o perigo das drogas entre os alunos. Foto: Divulgação