Grupo de Teatro Dialletale Cuore Trentino

O Grupo de Teatro Dialletale Cuore Trentino, de Nova Trento, é formado por atores amadores do município que apresentam peças totalmente em dialeto valsuganoto e roveretano, falado pelo imigrantes trentino-italianos que fundaram a cidade e ainda presente como uma manifestação linguística-cultural da comunidade. Com uma trajetória de apresentações de alto nível técnico que sempre primaram pela comédia, os integrantes do grupo já se apresentaram inclusive na Itália, em teatros da cidade da Província de Trento, onde foram aplaudidos de pé.

TEATRO

Grupo I Pargoleti

Grupo Musical I Pargoleti, de Nova Trento, fundado em 2007, canta e compõem músicas tradicionais e populares italianas, além de resgatar canções que fizeram a ainda fazem parte da memória coletiva que retroage ao tempo da colonização do município. O grupo tem três CD’s gravados, sendo o primeiro chamado Un Ricordo di Natale, que relembra as canções alusivas ao período natalino; o segundo Per Ballare, que é um convite à alegria das músicas de festa; e o terceiro chamado Fat da Noi (ou Feito por Nós) que traz somente composições criadas pelos próprios integrantes. Seus membros fazem dezenas de apresentações por ano, sejam em festas típicas, familiares, eventos educativos e sociais, entre outros.

I PARGOLETI 2

Grupo Folk Nea Tridentum

O grupo Folk Nea Tridentum do Círculo Trentino de Nova Trento foi fundado em novembro de 2004 e tem como objetivo principal apresentar a genuína dança trentino-italiana cultivada ao longo dos séculos na Europa. Todas as coreografias e músicas do grupo são oriundas da região de Castello Tesino, Canazei e Mezzano, cidades que integram a região do Trentino, Itália, terra de origem da maioria dos imigrantes que fundou a cidade Nova Trento, em Santa Catarina. O Folk Nea Tridentum é o primeiro grupo de dança genuinamente trentina de Nova Trento e região, e um dos únicos do Brasil. Todos os  integrantes trabalham de forma voluntária para o desenvolvimento do grupo, que já se apresentou em várias festas, eventos, congressos, ações sociais e festivais, sempre de forma gratuita, mas com grande amor pela arte e sua importância para o desenvolvimento humano.

GRUPO FOLK NEA TRIDENTUM

Banda Musical Padre Sabbatini

A Banda Musical Padre Sabbatini, fundada em 1889, é reconhecida como a mais antiga banda não militar do Estado de Santa Catarina e a única do Brasil formada por descendentes de imigrantes trentino-italianos. A trajetória da filarmônica começa com a chegada a Nova Trento, em janeiro de 1889, do padre Ângelo Sabbatini, italiano de Macerata, que assumiu o cargo de pároco da então Vila de Nova Trento. Sabbatini, um grande músico, trouxe consigo a ideia de também fundar em Nova Trento uma Banda Musical. Em 5 de outubro de 1889, após muito esforço da comunidade e doações, os instrumentos foram adquiridos na loja “A Minerva” no Rio de Janeiro. Esta é a data efetiva da fundação da banda. Um marco histórico e cultural para a cidade neotrentina. A Sabbatini realiza shows nos mais variados eventos e também já se apresentou na Itália.

BANDA SABBATINI

Terno de Reis do Vigolo

Há 18 anos, o Terno de Reis do bairro Vigolo encanta família neotrentinas e também de outras cidades da região. O grupo mantém as características do Terno de Reis que surgiu em Portugal e foi trazido ao Brasil no início de sua colonização pelos imigrantes açorianos e portugueses. A manifestação faz alusão ao nascimento de Jesus e a visita dos Reis Magos ao presépio em Belém, através de grupos de cantoria, alguns com apresentações teatrais que vão de casa em casa anunciando o Natal. O grupo de Nova Trento, por exemplo, traz personagens como Maria e José.

TERNO DE REIS

Academia de Letras de Nova Trento

A Academia de Letras de Nova Trento foi fundada em 13 de julho de 2011, com a posse de 23 acadêmicos em solenidade realizada no Salão Paroquial de Nova Trento. Idealizada pela poetiza neotrentina Maria do Carmo Tridapalli Facchini, a entidade visa a valorização da literatura e manutenção do incentivo às mais diversas manifestações culturais. Realizada diversas atividades, seja lançando obras de seus próprios membros, seja apoiando eventos de produtores culturais de Nova Trento, Santa Catarina e Brasil.

ACADEMIA DE LETRAS

Informações:

Secretaria de Turismo e Cultura de Nova Trento
Fone: (48) 3267-1354
turismo@novatrento.sc.gov.br