A Festa das Tradições Trentino-Italianas

Outubro de 1988: mês e ano em que iniciava a Incanto Trentino, a festa das tradições, dos usos e costumes do povo neotrentino. Idealizada pelo Circolo Trentino de Nova Trento,  contava com o apoio da Prefeitura Municipal, sendo realizada junto ao Salão Paroquial São Virgílio, na praça central da cidade.

O primeiro presidente do Circolo Trentino de Nova Trento e um dos idealizadores da Incanto Trentino, Moisés Cipriani, destaca que o nome “Incanto Trentino” foi inspirado em uma canção composta pelo ítalo-brasileiro, Ugo Gorgazzini, que homenageou as belezas do Trentino Alto Ádige, região de onde saiu grande parte dos imigrantes, em 1875.

“Em reunião com todos os segmentos da sociedade, discutimos diversas denominações para a nossa festa. O nome ‘Incanto Trentino’ era o título da canção e foi escolhido pela beleza que a letra trazia”, registra Cipriani. Durante muitos anos, um coral infantil de Nova Trento entoava a canção, que possuía uma estrofe até hoje relembrada: “Fiori, montagne e vino: l’incanto son del Trentin” (Flores, montanhas e vinho: são os encantos do Trentino).

Atualmente, a Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza a festa em parceria com diversas entidades do município. Nesses 25 anos desde a primeira festa, apenas em cinco anos a Incanto Trentino não ocorreu. A 24ª edição, que ocorre entre os dias 5 a 8 de agosto, destaca-se pela volta às origens, com programação focada nas danças e canções típicas trentino-italianas, shows em língua italiana, gastronomia, desfile cultural, além da grande receptividade do povo neotrentino.