A Adega Bastiani ficou completamente lotada com a presença de grandioso público que foi prestigiar o lançamento do livro Devote Della Vergine: Histórias de Mulheres em Nova Trento, da jornalista neotrentina Elis Facchini, em evento ocorrido no último sábado à noite, dia 13.

Com a proposta de trazer um olhar feminino sobre a história de Nova Trento, o livro-reportagem, assim denominado, foi concretizado por meio de histórias orais da comunidade, principalmente por pessoas idosas ligadas ou não a organizações que “disciplinaram” mulheres desde o início do século 20 até meados da década de 1960.

Adega Bastiani ficou lotada com a presença de expressivo público.

Adega Bastiani ficou lotada com a presença de expressivo público. Foto: Vanessa Ruberti

Elis iniciou os trabalhos não escondendo a emoção por estar realizando “um dos sonhos de sua vida”. Destacou a contribuição de muitas pessoas que colaboraram com sua pesquisa, especialmente o padre Benno Brod, que abriu os arquivos da Paróquia São Virgilio para que a autora pudesse ler todos os livros de ata que versavam sobre a instituição Pia União das Filhas de Maria, tema principal da obra.

Várias integrantes da entidade estavam presentes e não escondiam o orgulho em fazer parte do livro. Um dos pontos altos do lançamento foi o depoimento da ex-participante das Filhas de Maria, Edite Cipriani Valle, que trouxe ao evento algumas fotos, o diploma que ganhou como Filha de Maria e as fitas que usava ao redor do pescoço. Dona Edite não foi entrevistada pela escritora, mas estava retratada na foto da capa que ilustra a obra.

A jornalista também fez um apelo para que haja mais preocupação com a manutenção do patrimônio histórico e cultural de Nova Trento, seja material ou imaterial. Citou a dificuldade em conseguir arquivos para pesquisa, já que não há um lugar público que reúna esta documentação. Por fim, apresentou uma coletânea de imagens históricas do município.

Sob grande prestígio, foi aplaudida com entusiasmo e permaneceu durante mais de duas horas autografando centenas de livros comprados pelos presentes. Também recebeu uma homenagem especial da Academia de Letras de Nova Trento, da qual também faz parte.

A autora, à esquerda, com integrantes da União das Filhas de Maria.

A autora, à esquerda, com integrantes da União das Filhas de Maria. Foto: Vanessa Ruberti

Como adquirir o livro

Para as pessoas que não puderam comparecer no lançamento, a autora informa que o livro será comercializado no Restaurante e Pousada Cantina Italiana, ao custo de R$ 35,00.