História

O jornal O Trentino nasceu em 9 de maio de 2008 visando suprir uma lacuna na cidade de Nova Trento, em Santa Catarina, Brasil. Até então não havia, no município, nenhum veículo de comunicação local. A cidade, que hoje recebe cerca de 80 mil turistas por mês e é considerada a Capital Catarinense do Turismo Religioso, não poderia mais ficar sem um jornal que tivesse identidade com sua história, cultura e peculiaridades.
Assim, do desejo dos jornalistas Raul Sartori e Vanessa Ruberti, tio e sobrinha nascidos em Nova Trento e que guardavam em seus currículos experiências em veículos de comunicação estaduais e nacionais, surgiu O Trentino. No seu início, a distribuição era quinzenal, gratuita, com entrega efetiva em todas as residências da cidade. Um ano depois, passou a ser semanal e, posteriormente, em 2010, o jornal adotou o sistema de assinaturas. Em abril de 2013, O Trentino conquistou sua sede própria, na rua João Bayer Sobrinho, 460, no Centro de Nova Trento.

Missão

O Trentino possui uma linha editorial pautada na valorização da história, da cultura e da gente neotrentina. Destaca-se por ignorar fatos sensacionalistas e de interesses político-partidários. Repudia qualquer forma de exploração de tragédias para alavancar destaque de seu periódico. Possui total independência financeira e editorial. Tem uma gestão sólida e guiada por jornalistas formados e com experiência na área. Prima pela ética, verdade e respeito aos leitores e suas fontes.
Sua missão concentra-se em sempre focar a formação de valores da cidadania, provocando na sociedade reflexões e críticas. Também se empenha na produção de trabalhos que desenvolvam a cultura, a memória e a história da cidade de Nova Trento, que hoje é destaque no turismo religioso nacional por ser a “terra de Santa Paulina”.
Por esse motivo, cativa um público especial, de várias classes sociais, que gosta de leitura, boa informação e entretenimento. Também possui várias parcerias com o trade turístico local e com entidades culturais nacionais e internacionais.

Na imagem abaixo, destaque para a primeira edição do jornal, em 9 de maio de 2008. A matéria de capa destacou o forte êxodo rural em Nova Trento.

pags edicao 1.qxd

Capa da 1º edição em 9 de maio de 2008