Vídeo traz cenas do pacto de amizade, como a apresentação da bandeira de Nova Trento. Foto Elis Facchini

Entidades da Província Autônoma de Trento ligadas às comunidades de descendentes de trentino-italianos do exterior divulgaram, na última semana, uma produção jornalística da rede Trentino TV que mostra os destaques de recente evento envolvendo Nova Trento e a cidade de Altopiano della Vigolana (Vigolo Vattaro).

O vídeo inicia mostrando a solenidade de assinatura do pacto de amizade celebrado entre os dois municípios, firmado em 8 de julho de 2017 pelo prefeito da comune italiana, David Perazzoli; e pelo neotrentino Gian Francesco Voltolini, em programação que também teve o lançamento do livro Devote della Vergine, da jornalista neotrentina Elis Facchini.

A produção segue apresentando imagens aéreas belíssimas de todo o território que é a terra natal de Amabile Wisintainer, a Santa Paulina, lugar que hoje é habitado por 5 mil pessoas e encontra-se a cerca de 700 metros acima do nível do mar.

O apresentador da reportagem, jornalista Gabriele Buselli, comenta a história de Santa Paulina, narrando as principais datas de sua elevação aos altares da Igreja Católica, como a beatificação, em 18 de outubro de 1991; e a santificação, em 19 de maio de 2002.

Ao apresentar a casa paterna de Santa Paulina, em Vigolo Vattaro, o jornalista assim resumiu a trajetória da imigrante. “Ela construiu uma vida dedicada aos pobres, aos aflitos, a quem tinha extrema necessidade de sua ajuda”, destacou Buselli.

Também aparecem como entrevistados no vídeo a irmã Irma Manfro; Vladecir Pianezzer, parente de Santa Paulina; Alberto Tafner, presidente da Associação Trentino nel Mondo; Mauro Verones, presidente da União das Famílias Trentinas no Exterior, além dos regentes dos coros Vigolana e Genzianella.

Outra entrevistado de destaque foi Ugo Rossi, presidente da Província Autônoma de Trento, que deu um relato emocionado acerca do significado da história da imigração. “Penso que realizar eventos que celebrem a imigração seja uma forma de agradecer àqueles que todos os dias trabalham para estreitar os laços que queremos manter com os descendentes daqueles que precisaram partir”, declarou.

O vídeo, na íntegra: