Qualidade de vida

“A percepção de qualidade de vida, associada a um programa de exercícios, pode levar a uma redução na densidade de serviços médicos na população idosa”, escreveu a pesquisadora australiana Roberta fazeShepherd em famoso estudo publicado no início da década de 1990. Uma das responsáveis pela Ciência do Movimento, que revolucionou a fisioterapia, esteve em Florianópolis para o Congresso Nacional de Fisioterapia Neurofuncional, no último final de semana.  O evento reuniu mais de mil profissionais da área para debater novos tratamentos para doença de Parkinson em pacientes com lesões medulares ou acidentes vasculares

Foto: Divulgação


 

Primeiro escalão

Entre as novidades da eleição para governador neste ano em SC está a inédita iniciativa de um dos candidatos em anunciar desde já, antes do segundo turno, nomes para o primeiro escalão, se forem eleitos. Gelson Merisio vai anunciar todos antes do dia 28. Alguns já se sabe, como Odair Tramontin, promotor público, para a Segurança Pública, e Ivan Ziolkowski, delegado da Polícia Federal, para seu adjunto. Também já se sabe, se o PSD vencer, que Guilherme Ziguelli será secretário da Fazenda e Rodrigo Moratelli o titular da pasta de Cidades.  O candidato do PSL, Comandante Moisés, emitiu nota, ontem, dizendo que não há qualquer posicionamento oficial quanto à  nomeação de membros para compor o alto escalão de seu eventual governo.

Quem é

Aos poucos se vai conhecendo personalidades emergidas do furacão das urnas em SC no último dia 7. Entre elas está a deputada federal eleita pelo PSL Caroline de Toni. As folhas a descreve como discípula do filósofo Olavo de Carvalho, guru da nova direita, e autora de um dos primeiros pedidos de impeachment apresentados contra Dilma Rousseff.

Aposta

Leitor de Treze de Maio, no sul de SC, 7.036 habitantes e que tem como principal atrativo a maior estátua de Nossa Senhora da Aparecida do Brasil, diz que há apostas no município, com pessoas de um lado certas de que Jair Bolsonaro receberá mais de 83% dos votos válidos que ganhou no primeiro turno (maior votação proporcional dentre os 295 municípios do Estado) e, de outro, que não baterá aquele recorde. A conferir.

Profissionais

A maioria dos eleitos dia 7 para a Câmara dos Deputados na legislatura 2019-2022 declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exercer a própria profissão de legislador. Entre os 513 eleitos, são 236 os que se declararam políticos profissionais. Os empresários vêm em segundo lugar, com 51 eleitos. Advogados ocupam a terceira posição, com 39.  Servidores públicos são 20 e médicos, 19. A lista traz ainda 17 professores, 14 administradores e 13 jornalistas. Os demais se intitularam aposentados e magistrados, entre outros.

Imposição

A Secretaria de Estado da Comunicação explica que a emenda constitucional 74/2017, que torna obrigatória a execução de emendas elaboradas pelos deputados no Orçamento estadual, até o limite de 1% da receita corrente líquida, foi promulgada, após o  veto do Executivo ser derrubado,  pela Assembleia Legislativa em julho do ano passado e o que o governador fez foi prever a dotação orçamentária no valor de R$ 222 milhões (R$ 5,4 milhões/ano para cada um dos 40 deputados) para tais emendas. Apenas cumpriu o mandamento constitucional.  Perguntar não ofende: porque o governador não questionou, no Supremo Tribunal Federal, a constitucionalidade da imoral emenda?

Antifurto

Consumidores da rede de supermercados de vendas a atacado Comprefort, na região metropolitana de Florianópolis, estão se deparando com uma novidade recente na seção de carnes. Peças de picanha, alcatra e filé mignon, por exemplo, agora vem envoltas em embalagem tipo rede com um dispositivo eletrônico antifurto.

Fomento

Assim que os trabalhos na Câmara dos Deputados forem retomados, está na ordem do dia o projeto de lei 10066/18, que institui o Programa de Fomento e de Desenvolvimento da Pequena Agroindústria Familiar e Pesqueira (Propagro). De autoria do deputado reeleito Pedro Uczai (PT-SC), objetiva incentivar o beneficiamento e o processamento industrial da produção agropecuária pelos agricultores familiares, suas associações e cooperativas e, assim, facilitar o acesso desses produtos aos mercados institucionais.

Impune

Que mistério há nisso é que todos querem saber. Um empresário de Florianópolis, que sempre teve a maior visibilidade no colunismo social da Capital catarinense, continua na liderança da imensa lista dos maiores devedores de impostos, principalmente o ISS. Simplesmente não paga e nada acontece.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome