Ao subir o Morro da Cruz nas manhãs de domingo, é possível encontrar, frequentemente, um carro parado próximo ao Oratório de São Carlos Borromeu. O veículo pertence a Salvador Gullini, um senhor que realiza de forma voluntária a manutenção do local.
Ele mantém a tradição da família, que há gerações protege o local de oração. Flores ladeiam o caminho até o Oratório, que agora, por iniciativa de Gullini, possui também uma gruta em homenagem à Nossa Senhora das Graças.

Para a bênção da gruta, foi realizada uma missa no último domingo, 4 de novembro, às 16 horas. Em torno de 55 pessoas compareceram ao local, iluminado por um belo dia de sol. A celebração ministrada pelo Padre Benno Brod, destacou a inauguração e benzeu a gruta de Nossa Senhora das Graças.

A imagem da santa foi levada em procissão, partindo do Oratório. Segundo Padre Benno, “o objetivo é dar valor a tais manifestações de sadia religiosidade popular: um oratório já histórico, que é venerado pelos descendentes da família que o organizou no início do século 20. Isso solidifica a fé e a devoção.”

