Atração turística

Partiu sábado de Marselha, na França, o navio MSC Seaview, o maior construído até hoje, com capacidade para 5.331 passageiros e que depois de uma parada no Rio de Janeiro e Santos, faz seu primeiro cruzeiro no Brasil, a partir de 7 de dezembro, com escalas em Balneário Camboriú e Porto Belo. Enquanto isso, naquela ilha que já se auto concedeu o fajuto título de “Capital Turística do Mercosul”, o ato de pôr na água um barquinho de papel, desses que se aprende a fazer no jardim de infância, pode gerar denúncia e ação judicial proposta por ambientalista desvairado.

Foto: Divulgação


 

Frustração

Quando governador, Raimundo Colombo caiu nas graças dos prefeitos de todos os partidos ao criar o Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), com mais de R$ 600 milhões a fundo perdido. Ganhou fácil seu segundo mandato. No grupo de transição do governador eleito, Carlos Moisés, chegou-se a tocar no assunto, logo deixado de lado com a constatação de que o Estado está impedido de realizar novos financiamentos por ter estourado o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Esqueceram de mim?

As colunas políticas de Brasília dizem que é grande a raiva do PP com o presidente eleito Jair Bolsonaro. Notas plantadas pelos caciques  progressistas revelam que o partido está sendo solenemente ignorado na formação do governo.  O senador eleito Esperidião Amin (SC), que o diga. Não tem reclamações nenhuma no que lhe diz respeito.

Herói da pátria

Pastor presbiteriano e notável defensor dos direitos humanos no Brasil, o curitibano Jaime Wright (1927-1999) foi inscrito esta semana, via projeto de lei na Câmara dos Deputados, para o Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, monumento construído na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Jaime é irmão de Paulo Stuart Wright, deputado estadual e sociólogo, nascido em Joaçaba em 1933 e desaparecido desde 1º de setembro de 1973, torturado e morto pela ditadura militar.

Esqueleto

Carlos Moisés assume o Executivo estadual dia 1º de janeiro já sabendo que cairá em seu colo uma herança pesada de Pinho Moreira: para liquidar de vez as famigeradas 15 Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) que ainda existem, terá que desembolsar mais de R$ 400 milhões do contribuinte catarinense.

Comparação

Leitor fez a comparação: na semana passada, no TJ-SC, julgou-se o caso de um motorista que, sem habilitação e embriagado, matou duas mulheres em rodovia estadual e foi condenado a apenas três anos, um mês e 10 dias de prisão, e em regime aberto. Esta semana, também em Florianópolis, um homem que praticou furtos e “apenas” atropelou um policial militar durante fuga, pegou 17 anos de cadeia e em regime inicialmente fechado.

Aperto

O reitor da UFSC, Ubaldo Baltazar, alerta a comunidade universitária para cortes gerais de despesas já no começo de 2019. Pode faltar café e papel higiênico. E saber que boa parte dos seus docentes ainda acha a Venezuela um paraíso, apesar da falta, há meses, de gêneros de primeira necessidade, inclusive papel higiênico.

Eleição

Nos próximos dias 26, 27 e 28 acontece a eleição para a nova diretoria da Associação dos Praças de SC. A Chapa 01 – Endireita Aprasc, de oposição, é encabeçada pelo subtenente João Carlos Pawlick. Entre as principais bandeiras estão a revisão geral anual da remuneração (há anos desrespeitada pelo Govern

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome