Para ajudar pessoas que desejam parar de fumar, a Secretaria Municipal de Saúde está retornando com os grupos que integram o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Interessados deem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência ou qualquer agente comunitária de saúde e informar da sua adesão ao programa até o próximo dia 14. O primeiro encontro está agendado para dia 19.

O grupo conta com participação de uma equipe multidisciplinar, formada por 08enfermeira, médico, psicóloga, farmacêutica, educadora física, fonoaudióloga,  nutricionista e odontologista. Serão realizados 10 encontros ao longo deste ano, dos quais quatro semanais, quatro quinzenais e dois mensais, conforme recomendações do Ministério da Saúde.

Tabagismo

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte evitável em todo o mundo. É amplamente reconhecido hoje como doença crônica gerada pela dependência da nicotina.

O usuário de produtos de tabaco é exposto continuamente a mais de 4 mil substâncias tóxicas, muitas delas cancerígenas. Esta exposição faz do tabagismo o mais importante fator de risco isolado de doenças graves e fatais. Os fumantes correm risco muito mais elevado de adoecer por câncer e outras doenças crônicas do que os não-fumantes.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome