Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes de entidades sociais dos cinco municípios que compõem o Vale do Rio Tijucas, reuniram-se na noite de segunda-feira, 22, para reivindicar investimentos imediatos na SC-410 e SC-108. A audiência pública da Comissão de Transporte e Desenvolvimento Urbano foi realizada no pavilhão da capela Santo Antônio, em Tijucas
Um grupo de lideranças neotrentinas esteve presente (foto), composto pelo o presidente da Câmara, Luiz Fernando Rachadel, os vereadores Paula Bertotti, Gabriel Battisti, Flávio Dalprá e Jucelino Chini, além do vice-prefeito, Moacir Dalla Brida, representando o prefeito Tiago Dalsasso.

O tema foi levado à comissão, presidida pelo deputado João Amin (PP), pelo vereador de Tijucas, Maurício Poli (PSB) a partir de demandas regionais, inclusive de Nova Trento. Segundo ele, as vias foram inauguradas há cerca de 40 anos e desde então não receberam melhorias capazes de atender a demanda proporcionada pelo desenvolvimento das cidades do entorno, ocasionando sérios prejuízos para a circulação das pessoas, o escoamento da produção local e o crescente fluxo turístico para locais como o Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, que atrai cerca de 70 mil pessoas por mês.
“Não estamos pedindo a duplicação, que no meu ponto de vista deveria ter acontecido há muito tempo. Estamos reivindicando mais iluminação, acostamentos, fiscalização, controle de velocidade, acesso aos bairros e passarelas. Ninguém está pedindo para fazer aquilo que não é essencial”, afirmou Poli.
Em nome da comitiva neotrentina quem se manifestou foi o vereador Luiz Fernando Rachadel. Disse que não está preocupado apenas com a SC 410, quase o motivo único de todos os pronunciamentos ouvidos, mas também com a SC 108 que em todo seu trecho no município não tem uma parada de acostamento e quase que permanentemente parte da pista é tomada por mato. Reclamou que o trecho de aclive no sentido Brusque-Nova Trento, ainda no município vizinho, impõe exagerada paciência do usuário de veículos leves quando se defronta com caminhões, que tem que trafegar lentamente sem permitir ultrapassagem. A solução, há anos reclamada, seria a construção de uma terceira faixa no trecho de subida, investimento que não seria tão alto, já que não implicará em desapropriações.
O presidente da Câmara de São João Batista, vereador Edésio Tomasi (PSD), que também comanda a Comissão de Revitalização da SC-410 e da SC-108, observou que foi realizado um relatório de 18 páginas detalhando todas as deficiências das rodovias e apontando as ações a serem aplicadas. Ele reforçou as reivindicações por investimentos nas vias.
Resposta do governo – Na condição de representante da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Sérgio Joel declarou que o governo reconhece a necessidade de promover investimentos em curto prazo nas rodovias estaduais, mas que a iniciativa foi sendo adiada por falta de recursos.
Com a melhora nas contas públicas nos últimos meses, entretanto, a tendência é que as obras comecem a sair do papel, disse. “Muitas coisas não foram executadas até o momento não porque não queríamos, mas porque não tínhamos recursos suficientes. Mas hoje, através de um trabalho do secretário Tiago Vieira e do governador, estamos com caixa realmente positivo e a gente pode começar a atender todos os municípios em suas demandas”,
Também coordenador regional da Secretaria da Infraestrutura para o Vale do Itajaí, Joel garantiu que as SCs 410 e 108 são prioritárias e que a pasta agora corre contra o tempo para não sofrer as restrições da legislação eleitoral. “Tudo depende de projetos, que precisam estar atualizados e também estar na mão do secretário e do governador em tempo hábil, pois 2022 é um ano de eleição e a partir de junho não poderemos realizar mais nada”.
Mobilização permanente – O deputado João Amin, que conduziu a audiência, saudou as lideranças presentes por superarem as diferenças partidárias em prol de conquistas para a população do Vale do Rio Tijucas. Ele observou, entretanto, que a mobilização deve continuar, tendo em vista que as tratativas firmadas durante a audiência não são uma garantia para a execução das obras.
“Os encaminhamentos não podem gerar uma falsa expectativa. Esta audiência é apenas um passo nesta cobrança, que já ocorre há bastante tempo e tem que permanecer. Essa briga tem que continuar, com certeza não vai acabar aqui”. Ainda conforme o parlamentar, todos os pronunciamentos e demandas apresentados serão reunidos em um documento que será enviado ao governo do Estado.





