Vitória
Mais uma conquista para o currículo da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC): Bolsonaro sancionou anteontem lei originária de projeto relatado por ela que cria o Programa Nacional de Navegação de Pacientes para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama no Sistema Único de Saúde (SUS). A navegação é o acompanhamento dos casos de suspeita ou de confirmação da doença, com abordagem individual, prestando orientações a cada paciente. A intenção é tornar mais ágil o diagnóstico e o início do tratamento.
Sobre pesquisas
Às vésperas das eleições de 2018 para governador de SC os institutos apontavam 31% de intenções de voto para Mauro Mariani (MDB), 29% para Gelson Merísio (PSD), 23% para Décio Lima (PT) e 12% para Carlos Moises (PL), até então um ilustre desconhecido. Deu no que deu.
Prioridade maior
A Federação das Indústrias de SC aproveitou a realização do Diálogo com os Candidatos ao governo do Estado, esta semana, e fez uma enquete com 101 participantes em que perguntou qual seria a principal demanda da indústria de SC hoje. Acachapantes 71 citaram a infraestrutura em primeiro lugar. Na sequência aparecem a redução da burocracia, qualificação da mão de obra, logística, educação profissional, eficiência da máquina pública e política industrial.
Dever público
Em julgamento concluído anteontem, a partir de ação originário de Criciúma, o Supremo Tribunal Federal estabeleceu que é dever do poder público garantir vagas em creches e pré-escola às crianças de até cinco anos de idade. O entendimento definido pela Corte servirá para nortear as decisões de todos os tribunais do país sobre o assunto. A Prefeitura de Criciúma recorreu ao STF após o TJ-SC determinar a matrícula de uma criança. Havia mais de 20 mil processos semelhantes no Brasil à espera de uma definição.
Um a menos
A extensa lista de candidatos a governador de SC agora tem um nome a menos. É Leandro Borges, do Partido da Causa Operária (PCO), indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral por não ter, como é exigido de todos, o CNPJ.
Falsidade
A Justiça Eleitoral de São Paulo notificou as redes sociais Facebook e Instagram a apagarem os vídeos em que Arthur Weintraub, candidato a deputado federal por São Paulo e irmão de Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação, diz que o avião da Chapeconse que caiu na Colômbia, em 2016, transportava duas toneladas de cocaína. Uma absoluta inverdade.
Varejinho
Com tantos outros assuntos bem mais importantes, o Tribunal Superior Eleitoral tem na pauta para decidir se candidato pode utilizar, na foto oficial da urna eletrônica, boné que o identifique a determinados grupos urbanos, como é o caso das culturas rapper e negra. É que um candidato paulista quer usar o adereço para facilitar o reconhecimento pelos eleitores.
Credenciado
Sete novos Laboratórios Centrais de Saúde Pública, dentre eles o Lacen, do governo catarinense, foram cadastrados pelo Ministério da Saúde para realizar testes diagnósticos de varíola dos macacos, a conhecida monkeypox. O governo comprou, inicialmente, 60 mil kits, distribuídos por toda a rede de Lacens e laboratórios de referência.
Inferioridade
Moradores da bela e histórica São Francisco do Sul começam a sentir certo complexo de inferioridade. Relatam alguns dos motivos: o Museu Nacional do Mar, um de seus maiores ícones, continua fechado; a cidade não tem uma rodoviária; o único ferry boat que faz a travessia entre a ilha e o continente está parado há quatro semanas; e o aeródromo não tem condições de receber sequer um teco-teco. Nem querem falar da famosa e prometida duplicação da BR-280. E faltam 60 dias para começar a temporada de verão.
Segurança
No Rio de Janeiro, cidade que é uma espécie de capital nacional da insegurança, seus vereadores aprovaram esta semana projeto de lei que proíbe a entrada do “pau de selfie”’ em grande eventos e estádios de futebol, por medida de segurança. A proposta é de 2018, do vereador e ex-craque de futebol Zico.
Chacota
O Supremo Tribunal Federal tem uma imagem tão desgastada e associada ao ativismo político que é motivo de pilhéria. Alguém disse que se forem cobrados os R$ 18 milhões que Lula deve à Receita Federal, a Suprema Corte pode achar que sonegação fiscal é “matéria constitucional”.