Praia ameaçada 1

O jornalista e ativista ambiental João Lara Mesquita, da família que controla o “Estadão”, denunciou, há dias, que a Praia do Ervino, com nove quilômetros de extensão, em São Francisco do Sul e que até 2015 tinha um único acesso por terra, é agora alvo de especulação imobiliária desde que a estrada foi asfaltada.

Praia ameaçada 2

De 830 habitantes em 2010, já tem quase 7 mil. Apesar de tudo, um milagre ali acontece: ela está entre as 29 de todo pais com Bandeira Azul, de praia sustentável. O plano diretor prevê a construção de edifícios de até seis andares na orla e de 10 andares nas vias transversais. Na parte interna, o gabarito permite prédios com até 18.

Em defesa

O colunista Cláudio Humberto, do respeitado site Diário do Poder,  foi o único, na mídia nacional, a defender os catarinenses por conta da suposta saudação nazista em São Miguel do Oeste, que no caso é a mesma que se faz quando do juramento à bandeira, como, aliás, entendeu o Ministério Público de SC. O vexame da mídia foi quase total, mas que não admitiu a falha, desculpando-se dizendo apenas ser uma “saudação semelhante à nazista”.

Denuncia

Quem viu o que “parecia” uma saudação nazista e fez a denúncia foi a presidente do PT de São Miguel do Oeste, vereadora Maria Tereza Zanella Capra. E quem fez a habilidosa e apressada difusão foram o  deputado federal reeleito Pedro Uczai (PT) e o youtuber Felipe Neto que se forem politicamente corretos, deveriam pedir desculpas a aqueles manifestantes.

Pressa

Ao contrário de SC, onde o governador eleito Jorginho Mello parece não ter nenhuma pressa,  há a impressão, no âmbito nacional, que um novo governo se instalou no Palácio do Planalto, já que está claro o vácuo de poder com Bolsonaro enfurnado no Palácio da Alvorada.   Já se diz que tanta pressa é para se evitar um colapso político-administrativo do governo federal. Pode ser.

Forçado a barra

O ex-delegado-geral da Polícia Civil, Mauricio Eskudlark (PL), reeleito para o quarto mandato consecutivo como deputado estadual, não se faz de rogado: conversou com o governador eleito Jorginho Mello várias vezes e se colocou “à disposição” para assumir a presidência da Assembleia Legislativa.

Se pudesse…

O governador eleito de SC, senador Jorginho Mello, encontrou-se com Bolsonaro anteontem, no Palácio da Alvorada. Discreto, nem a pessoas mais próximas ousa contar detalhes do que viu e sentiu por lá. Mas todos sabem da imensa tristeza geral, começando pelo capitão-presidente visivelmente inconformado.

Alegria e tristeza

Torcedores catarinenses e gaúchos experimentaram sentimentos bem distintos no mesmo jogo de anteontem à noite em que o Grêmio bateu o Brusque por 3 a 0 na última rodada da Série B. Os gaúchos, de alegria, por coroar com sucesso sua campanha, terminando como vice-líder e com passaporte para a Série A em 2023. Os catarinenses, de tristeza, com o time brusquense empurrado definitivamente para a Série C.

Aeroportos 1

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados realiza audiência pública quarta-feira, 9, para discutir “Os planos de investimento do Bloco Sul de aeroportos”. O deputado Rodrigo Coelho (Pode-SC), que pediu a audiência, lembra que leilão realizado no ano passado assegurou R$ 2,85 bilhões em investimentos para nove aeroportos da região.

Aeroportos 2

O bloco é formado pelos terminais aéreos de Curitiba, Foz do Iguaçu,  Navegantes, Londrina, Joinville, Bacacheri, Pelotas, Uruguaiana e Bagé.  Juntos transportaram cerca de 12,4 milhões de passageiros em 2019. A previsão é que, em 30 anos, a soma alcance cerca de 27 milhões ao ano. O objetivo da audiência é esclarecer como se dará os planos de investimentos nos de Joinville e Navegantes, e como a empresa vencedora do leilão fará a relação entre os aeroportos hoje superavitários e os deficitários.

Quem são

Levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) indica que os advogados (79) e empresários (72) são a maioria entre os deputados eleitos neste ano, que tomarão posse em 1º de fevereiro de 2023. Em seguida, vêm produtores rurais, médicos, professores e administradores de empresas. Considerando áreas de atuação, a segurança se destaca com 76 integrantes, dos quais 14 são policiais militares e 13 são delegados de polícia civis e federais. Outra área que se destaca é a religiosa, com 23 integrantes, dos quais 15 são pastores evangélicos.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome