Prefeitos corruptos

Uma cena que está se tornando rotina nos últimos tempos em SC: prefeitos sendo levados, presos, pelo atuante Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco). Foram seis apenas anteontem, na Operação Mensageiro, que corre em segredo de justiça. O sexteto foi encaminhado a Florianópolis para realização de audiência de custódia no TJ-SC. Os malfeitos deles são muitos e variados, com destaque para fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Prestígio

Não todos, mas quase todos os prefeitos de SC estiveram em Florianópolis para a posse dos novos deputados estaduais, quarta-feira. Além de conveniência política, há outros interesses. É que os deputados tem uma arma poderosa nas mãos, que são as emendas ao orçamento, onde podem destinar, cada um, alguns milhões por ano, aos municípios de sua preferência. Daí que….

Influência

Teve a influência direta do presidente Lula a escolha da deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC), como vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, para estar junto do líder, José Guimarães (PT-CE). Há décadas Lula conhece a deputada e seu marido e ex-deputado federal e ex-prefeito de Blumenau, Décio Lima. Amizade próxima e sólida.

Desconto da dívida

Lula promulgou dia 5 de janeiro proposta do senador Esperidião Amin prevendo que “na hipótese de transferência de recursos de ente federado para execução de obras de responsabilidade da União, o montante equivalente deverá ser utilizado para abatimento da dívida com o Tesouro Nacional”.

Desconto da dívida

Exemplo disso acontece com SC desde 2021, via convênio com a União,  para investir R$ 465 milhões, de recursos estaduais, em obras estratégicas nas rodovias federais que estão sendo executadas pelo DNIT (BR’s 470, 280, 285, 163 e 282). Em 9 de agosto de 2022, Bolsonaro vetou o dispositivo, derrubado pelo Congresso e agora promulgado por Lula.

Primeira ação

Filho de agricultores, plantadores de fumo, o jovem deputado federal pelo MDB de SC e jornalista Rafael Pezenti, logo no primeiro dia após a posse atuou para se tornar membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), uma das mais atuantes do Congresso Nacional.

Calado

No mercado financeiro há quem reze para que Lula fique calado em assuntos delicados, como a autonomia do Banco Central. Quer gastar, gastar e gastar. Resultado: o dólar subiu mais de 1% na quinta-feira, mesmo dia em que insinuou que a reeleição em 2026 está em seus planos, “se o contexto exigir e tiver saúde”. Agora vai ser aquela conhecida, enjoada e aborrecida ladainha.

Atrás dos panos

Sem dúvida foram lindos, com expressões eruditas e frases eivadas de pompa e circunstância, os discursos na abertura dos trabalhos do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral. Ah, se fosse possível ouvir tão solenes palavreados nos bastidores! Sim, muito provavelmente se saberia, de verdade, o que vale e não vale do tudo que disseram.  Não é inverdade se dizer que milhões ouviram aquilo com ironia e desdém.

Tudo dominado

Em maio de 2016 veio à público o famoso diálogo entre o senador Romero Jucá, apontado pelas investigações à época como o ‘Caju’ na lista das propinas do caixa 2 da Odebrecht, com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Nos áudios, Jucá falava sobre a necessidade de “estancar essa sangria”, referindo-se à operação Lava Jjato. Quase 5 anos depois a demanda se concretizou em todos os sentidos e aspectos. Com exceção de alguns bravos parlamentares do Congresso que ainda resistem, não se fala mais em combate à corrupção em Brasília, tema, aliás, que passou longe da primeira mensagem ao País do novo governo.

Roda-presa

Mereceria uma averiguação os milhares de radares de controle de velocidade no trânsito, ávidos em multar quem dirige acima da velocidade máxima permitida (com tolerância de 20%) mas ignorar os  roda-presa. Conforme o artigo 219 do Código de Trânsito Brasileiro,  trafegar abaixo do permitido pode provocar acidentes e retardar ou obstruir o trânsito. Assim, caracteriza uma infração média, com 4 pontos e um boleto de R$ 130,16. Nunca este espaço tomou conhecimento de multa por tal infração.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome