Violência nas escolas
Ainda sob impacto do massacre em sua principal base eleitoral, Blumenau, a deputado federal Ana Paula Lima (PT-SC) promove audiência pública, hoje, na Câmara dos Deputados, para debater medidas contra violência em creches e escolas.
Polo para pesca
Difícil compreender como, em SC, onde existem nove hidroelétricas, seus imensos lagos não tem quase nenhuma atividade esportiva, como pesca, devido principalmente a burras leis ambientais restritivas e não raro estridência de ambientalistas de bar e passeata. Agora o governo estadual está buscando conhecer como funciona o festejado Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, referência nacional nesse tipo de evento. A louvável intenção é explorar o potencial dos lagos para outras atividades rentáveis, além da geração de energia.
Desrespeito
Cá entre nós, foi no mínimo debochada a atitude do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, que desembarcou em Brasilia, segunda-feira, como se fosse um turista. Trajava calça jeans, tênis e jaqueta esportiva. A revista Crusoe pontuou corretamente: “Na diplomacia, gestos, roupas e frases são de extrema importância, porque carregam mensagens poderosas. Sendo assim, a imagem de Lavrov descendo do avião como se estivesse em um shopping center já está sendo vista como sinal do desprestígio da diplomacia petista”. Que não merecia isso.
Indignado
O respeitado advogado Roberto Podval, que agora defende o vice-prefeito afastado de Tubarão, Caio Tokarski, reclamou na imprensa sulina do comportamento do Ministério Público de SC, que conduz a operação Mensageiro e diz estar ela sob “segredo de justiça do mais alto grau”, mas que é abalroada por vazamentos seguidos e curiosamente direcionados unicamente para um grupo de comunicação (NSC), que usaria parcialidade na medida em que só publica extratos contra os réus.
Boquirroto
Finalmente alguém na grande mídia impressa – Hélio Schwartsman, articulista da página 2 da Folha de S. Paulo” – resumiu um sentimento de muitos brasileiros numa frase que deveria servir de bom conselho para nosso presidente da República: “Lula fala demais”. Pelo jeito, não terá efeito nenhum.
Espaço no governo
Um tanto escanteado por Lula, o partido Republicanos quer se aproximar do governo com uma estratégia: afastar-se do estreito vínculo com a Igreja Universal do Reino de Deus em diversos Estados, inclusive em SC. A determinação vinda de cima é substituir dirigentes estaduais mais ligados ao bispo Edir Macedo por políticos de melhor entrosamento com a gestão petista. Assim, aqui, sairia do comando o deputado estadual e pastor Sérgio Motta e entraria o ex-governador Carlos Moisés.
Gol contra
O Ministério Público de Goiás deflagrou ontem uma operação para cumprir três mandados de prisão preventiva contra envolvidos na manipulação de resultados de jogos de futebol da série A e em cinco campeonatos estaduais. Atletas cooptados recebiam de R$ 50 mil a R$ 100 mil para cumprirem determinadas ações durante o jogo, como tomar um cartão ou cometer um pênalti. Em SC mandados foram cumpridos em Tubarão e Chapecó.
Antifeminismo
Está para ser julgada na Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ação movida pelos cantores Chico Buarque, Gilberto Gil e Djvan contra a deputada estadual catarinense Ana Caroline Campagnolo (PL). Ela é acusada de usar músicas deles como publicidade para um curso antifeminista, ministrado por ela.
Desmemoria
Lamentavelmente, foi necessária uma ação na justiça para obrigar a prefeitura de Treze Tílias a preservar o Castelinho e seus jardins, para não descaracterizar o imóvel, cartão postal da maior colônia austríaca do Brasil, tão importante para sua história e memoria quanto a ponte Hercílio Luz em Florianópolis. Marco da colonização austríaca, foi construído na década de 1930 para receber a família do então Ministro de Agricultura da Áustria, Andreas Thaler.
Sem saudades
Alguns dos participantes, anteontem, de uma reunião envolvendo o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, direção do Floripa Airport, a voadora Azul e empresários do trade turístico catarinense, não quiserem lembrar tempos idos quando o então aeroporto Hercílio Luz era administrado pela estatal Infraero. É que reuniões, como a realizada, eram impossíveis de acontecer naqueles tempos. Coisas do estatismo inflexível.