A Gelateria Vigolana, que abriu em Nova Trento em março de 2023, começa a se expandir: em dezembro passado abriu sua primeira filial, na Avenida Ruy Barbosa, 505, Praia dos Amores, em Balneário Camboriú (foto). Como a matriz neotrentina, oferece seus tradicionais gelatos e também conta com um pequeno empório de produtos de Nova Trento (doce de leite de cabra do Sítio Terra Santa, cerveja Al Fero, grappa da vinícola Girola e licores da Slucon, dentre outros).
Seu jovem empreendedor, Emilio Bonecher Mazera, escolheu o local por acreditar que a Vigolana tem potencial para atender o público local, que se assemelha ao que frequenta sua gelateria em Nova Trento. Além de Balneário Camboriú a gelateria deverá ganhar outros endereços no futuro. O planejamento é estar presente em alguma cidade próxima de Nova Trento.
Mestre – À frente do negócio está Emílio Bonecher Mazera (foto), que antes de tudo preparou-se da forma mais profissional possível, trabalhando por dois anos no laboratório da Zambon Gelato, na Alemanha, uma gelateria de venetos com mais de 40 anos de história, onde aprendeu muitas técnicas, que as aplica na Vigolana.
Seu contato com o mundo dos sorvetes começou cedo, ajudando sua avó, Lurdes, em sua pequena sorveteria em Vigolo. Ela tinha o quiosque da Yopa e mais tarde da Nestlé. Essa experiência deixou algo marcado nele. Em 2022, enquanto cursava o 8º semestre de Engenharia Civil de Infraestruturas na UFSC de Joinville, surgiu a oportunidade de adquirir algumas máquinas de sorvete. Esse foi seu primeiro passo para transformar a paixão pelo sorvete em um negócio.
No mesmo ano foi para São Paulo se especializar em um curso onde aprendeu a desenvolver receitas do zero, sem o uso de saborizantes artificiais. Assim, desde que abriu a gelateria, seu sorvete é feito com leite fresco, nata e frutas de verdade, sem corantes, saborizantes artificiais ou gorduras vegetais hidrogenadas. Também passou a produzir suas próprias pastas de pistache, avelã e até mesmo chocolate, utilizando um moinho de pedras.
O sucesso – No verão de 2022-2023, aconteceu o primeiro sucesso: ainda sem ponto fixo, passou a vender seus gelatos em potes, e a aceitação foi excelente. O verão foi um sucesso, reforçando sua decisão de abrir uma gelateria. Assim, em março de 2023 foi aberta a primeira loja. Sempre buscando aprimoramentos, enquanto os pais administravam o negócio em Nova Trento, com receitas desenvolvidas por ele, Emilio passou duas temporadas na Alemanha.
O negócio teve crescimento tão rápido que a expansão se tornou um desejo natural e a decisão por uma filial em Balneário Camboriú, deu-se por Emilio identificar na cidade um público semelhante ao de Nova Trento, que valoriza a qualidade e autenticidade do verdadeiro sorvete ou gelato, como dizem os italianos.