Há cerca de dois anos, todos os pneus descartados nas borracharias da cidade estão tendo destinação ecologicamente correta em 100%, festeja o biólogo da Prefeitura, Marinho Tomasi, que por tal motivo fez com que Nova Trento não formalizasse sua adesão ao programa Penso, Logo Destino, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), para o segundo semestre deste ano.
“Temos a felicidade de haver um entendimento total entre a Prefeitura e as borracharias de forma que a cada 15 dias uma empresa especializada faz o recolhimento e dá um destino lucrativo, transformando-os em tapetas para veículos e matéria-prima que se soma a outros componentes para asfaltar vias públicas em várias cidades de Santa Catarina”, afirma o biólogo. Antes disso, observa, algumas centenas, talvez milhares de pneus, eram simplesmente jogados em qualquer lugar, com sérios comprometimentos para o meio ambiente.
Conforme o IMA-SC, o programa permitiu o recolhimento e destinação de mais de 83 mil pneus inservíveis no primeiro semestre de 2025. O número recorde é resultado da adesão de 115 municípios, de todo o Estado, às ações do programa e da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).
Conforme o coordenador estadual do PLD, Cícero Brasil, a iniciativa, pioneira no país, busca garantir o destino ambientalmente adequado para esse tipo de resíduo, que além de poluir o meio ambiente, representa um grave problema de saúde pública. “Os pneus, quando deixados em lugares inadequados, poluem o meio ambiente e acumulam água, a qual pode se tornar um criadouro do mosquito que transmite a dengue”, explica.
A nova rodada de inscrições dos municípios interessados em participar da campanha de Recolhimento Estadual de Pneus Inservíveis, no segundo semestre de 2025, foi aberta segunda-feira, 4.