Atendendo um cronograma previamente estabelecido, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente entregou quarta-feira, 13, 350 litros de larvicida para aplicação de combate ao mosquito borrachudo em 42 comunidades, abrangendo cerca de 90% de todo o território municipal. Interessado na campanha, o prefeito Max de Oliveira participou da entrega do larvicida, no Salão Paroquial São Virgílio (foto) , a representantes das comunidades. Quem não pôde comparecer vai pegar o produto na sede da Secretaria da Agricultura,
Conforme o plano estabelecido para a realização da campanha deste ano, depois de anos sem acontecer, os grupos de voluntários das 42 comunidades – um número que superou todas as expectativas, o que de certa forma demonstra o tamanho do flagelo que é hoje conviver com o incômodo inseto – tem que aplicar o larvicida a cada intervalo de 21 dias, até final de novembro ou início de dezembro.
Além da entrega do BTI, foi entregue uma cartilha informativa elaborada pela Secretaria e pela Epagri, contendo orientações sobre as etapas do processo de controle do inseto, modo correto de aplicação, equipamentos necessários e diretrizes para monitoramento contínuo. O BTI (Bacillus thuringiensis israelensis) é um biolarvicida seguro e eficaz no controle das larvas do borrachudo, atuando diretamente em ambientes aquáticos onde os insetos se reproduzem, como córregos e rios. Seu uso não representa riscos ao meio ambiente nem à saúde humana.
A campanha será ampliada em 2026, com uma nova licitação prevista para aquisição de uma quantidade maior do produto, com o objetivo de atender a 100% das comunidades do município.