Um grupo de trabalho vai fazer uma busca dos agricultores neotrentinos que ainda não fizeram o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de suas propriedades para que tudo esteja concluído até dezembro próximo, prazo máximo para a providência, que é obrigatória.
Este foi o principal resultado de reunião, sexta-feira, 31, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Trento, presidida pelo responsável pelo escritório da Epagri, Victor Alisson Gomes, com vários profissionais técnicos, principalmente em topografia, diante da obrigatoriedade, exigida pelos governos federal e estadual, de que todos os proprietários rurais façam seu CAR o final deste ano.
Após identificados, os proprietários sem CAR serão encaminhados para os profissionais realizarem o cadastro. Estima-se se que faltem 10% dos cerca de mil cadastro das propriedades para serem realizados até dezembro.
Na reunião, foi explicado que o CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais e reúne as informações ambientais da propriedade, como áreas de preservação permanente, áreas de reserva legal, áreas consolidadas e vegetação nativa. Quem não fizer ficará impedido de acessar a crédito rural, perde o direito à regularização ambiental de áreas consolidadas, passará a ter dificuldades para obter licenças ambientais e fica excluído de programas de incentivo e compensação.