A Prefeitura, que conclui nesta sexta-feira, 7, a rematrícula dos alunos nas suas unidades escolares, creches e no Centro Municipal de Educação Infantil, anuncia que a matrícula e novos alunos será feita de 17 a 21 deste mês, em horário de funcionamento dos estabelecimentos.
Para os novos alunos a matrícula deverá ser solicitada pelos pais e/ou responsáveis, segundo os critérios de zoneamento. Por isso no ato da matrícula deve ser informada e anotada a distância entre a escola e a residência, o nome das vias vicinais (tifas) onde a criança reside e assinalar se é beneficiário do Programa Bolsa Família.
O zoneamento é a divisão de área geográfica, por zona ou setor que delimita e estabelece o raio de atendimento de cada unidade escolar em relação ao número de unidades escolares existentes. Assim, considera-se como critério para a matrícula do aluno o seu endereço e local de trabalho dos pais.
Também pelo zoneamento é que se determina se o aluno tem à disposição transporte escolar. Não há obrigação de oferecê-lo aos alunos que residem a menos de três quilômetros da escola na zona urbana e a dois quilômetros na zona rural. A fim de evitar inúmeros pontos ao longo do itinerário realizado, as paradas dos ônibus escolares acontecerão a cada 500 metros a partir da escola, tanto no perímetro urbano quanto na área rural, com a devida comunicação aos pais.
O edital diz ainda que no ato da matrícula é proibida a cobrança de qualquer taxa ou contribuição de qualquer natureza e que os pais ou responsáveis serão comunicados que na primeira reunião da assembleia geral receberão o calendário escolar correspondente ao ano letivo, bem como as normas de funcionamento da unidade escolar.
Embora não tenha ocorrido falta de vagas na rede municipal recentemente, o edital de matrícula diz que se ocorrer lista de espera para creche, se manterá aberto durante o ano letivo um cadastro das intenções de vaga, a ser feito pela Secretaria de Educação a partir de 31 de março de cada ano.
Transferências de rede – Para estudantes dos anos iniciais da rede pública municipal ou privada que desejam integrar a rede pública estadual – no caso de Nova Trento é a EEB Francisco Mazzola – a transferência pode ser feita até a próxima segunda-feira, 10. As demais etapas de matrículas na rede estadual de ensino acontecerão a partir deste mês e todas as orientações serão disponibilizadas nos próximos dias.





