O prefeito Max de Oliveira está à frente dos encaminhamentos para que a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) faça um projeto de consultoria visando a realização de amplo treinamento e capacitação dos servidores municipais objetivando a melhoria dos serviços prestados à população.

O prefeito admite, em conversas informais com neotrentinos, que uma das principais reclamações está na lentidão do atendimento por parte dos agentes públicos, decorrente, em boa parte, da burocracia. Lentidão que, pela percepção junto à população, se espraia em todos os setores, com exceção da saúde.

No contrato com a Fepese, já com entendimentos adiantados, Max pediu a montagem de um sistema de atendimento ao público através do programa Pró-Cidadão, que  o prefeito, a convite dos prefeitos Stener Sorato e Topázio da Silva, conheceu pessoalmente em Tubarão e Florianópolis, recentemente.

O Pró-Cidadão terá inclusive uma construção específica para seu funcionamento, em terreno da Prefeitura onde funciona a garagem de veículos da Secretaria da Agricultura, na Rua Santo Inácio. Antes disso, porém, a Fepese fará todo o treinamento e aperfeiçoamento de pessoal.

Tubarão e Florianópolis são modelos que deram certo

No ano passado o prefeito Max de Oliveira conheceu o Facilita Tubarão (foto), que começou como Central do Cidadão, em 2021,  que funciona um espaço no centro da cidade, destinado a diversos serviços oferecidos pela prefeitura e de outros órgãos, inclusive do governo do Estado.

Estão lá, para atender a população quem precisa de demandas do Corpo de Bombeiros, Celesc, Procon,  Ouvidoria Municipal,  Sine, Vigilância Sanitária,  Sala do Empreendedor e  Junta Militar, dentre outras. Ali também é possível fazer a solicitação de prestação de serviços diversos (patrolamento de vias, drenagem, vistorias da Defesa Civil), e os atendimentos normais da secretaria de Fazenda, como o levantamento e o parcelamento de débitos junto ao Município, notas fiscais eletrônicas, auxílio aos MEIs, alvarás, IPTU, ITBI e certidões.

Em Florianópolis, o Balcão da Cidadania fica no prédio da Câmara de Vereadores e funciona desde 2023. Entre os serviços oferecidos, destaca-se a confecção de carteira de identidade (foram 14 mil no ano passado) e a simplificação de diversos procedimentos burocráticos, permitindo solicitações e isenções para certidões, sem entraves desnecessários. Ainda tem a parceria da Defensoria Pública, integrando esse serviço no mesmo local, é um diferencial que destaca o comprometimento em proporcionar assistência jurídica àqueles que mais necessitam.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome