A peregrinação Ande Bem com a Vida, da cidade de Criciúma, percorreu aproximadamente 200 km até o Santuário Santa Paulina. Seus 24 participantes saíram de Criciúma na terça-feira da semana passada, 19, e chegaram anteontem, 26 de junho, às 9h30, em Nova Trento, totalizando oito dias de caminhada.

Os peregrinos criciumenses prepararam a caminhada durante meses, devido ao grande percurso. Um dos organizadores, Alcionir José Rabelo, explica que há um grupo de caminhada no município e que sempre teve a vontade de realizar esta peregrinação ao Santuário em forma de agradecimento. A ideia foi amadurecendo até se concretizar agora e seu resultado foi tão bom que o grupo pretende, em todo mês de junho de cada ano, repetir a caminhada.
Apesar de extensa e cansativa, a fé a devoção superaram todos os obstáculos, relata o peregrino Ronaldo de Souza:
—
“Foi tudo muito doloroso, muitos calos nos pés e dores, mas chegar até aqui, para nós, foi uma grande vitória, um alívio carregado de energias positivas”.
—
Ao chegar na terra onde viveu Santa Paulina os peregrinos foram recepcionados pela religiosa Luzia Cândido, na capela Nossa Senhora de Lourdes. E logo após participaram da celebração das 10 horas, na basílica.
Durante julho o Santuário Santa Paulina será destino de centenas de peregrinações. O mês de Santa Paulina tem como marco principal o domingo, dia 8, em que o Santuário celebrará a Festa de Santa Paulina. Espera reunir mais de 20 mil devotos em oração pelos 76 anos de morte da primeira Santa do Brasil.






