A Prefeitura abriu ontem, 24, os envelopes das empresas que concorreram à licitação pública para asfaltar os 3,7 quilômetros das ruas José Valentim Borgonovo, junto à ponte Colombo Salles, no Centro, e toda a extensão da Rua Alferes, passando por todo o bairro Trinta Réis até a altura das antigas instalações da tinturaria Trento Brasil. apresentaram-se duas empresas, de Palhoça e Itapema. Agora o setor de Licitações analisará as mais de 500 páginas de documentos apresentados para, sem prazo definido, deliberar qual será a vencedora.
O projeto prevê a retirada de toda a atual pavimentação, oportunizando que o material possa ser utilizado no calçamento de vias públicas de outras localidades do município, eliminando a poeira e a lama que tanto ainda aflige muitos neotrentinos.
O contrato a ser assinado com a empresa vencedora da licitação prevê também toda a drenagem, sinalização e padronização dos passeios, além da remoção da rede de água do Samae, que será abrigada sob as calçadas.
Apesar dos esforços dos técnicos da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, que fizeram o projeto, não será possível a implantação de ciclofaixa em nenhum trecho e muito menos em toda a extensão que será asfaltada. O problema é que nos 3,7 quilômetros só há alguns pequenos trechos onde a via pública tem oito metros.
Mesmo se tivesse tal largura, os arquitetos e urbanistas justificaram que uma ciclofaixa, em tais condições, representaria muita insegurança para motoristas e ciclistas, a não ser que tivesse um único sentido de tráfego.
Centro-Espraiado – Quanto às obras de pavimentação com asfalto com 3 quilómetros de extensão entre o Centro e o final do bairro Espraiado, a Prefeitura já lançou a licitação, após sinal verde do governo do Estado, mas nada foi formalizado ainda porque o prefeito Tiago Dalsasso não receeu garantias de recursos. “Quero ter 100% de garantias”, afirmou a “O Trentino”. A licitação tem o 003/2022 e poderá ser oficializada nas próximas semanas. O trecho a receber asfalto começa na Rua Hipólito Boiteux, (na altura do supermercado Bittencourt, no Centro, passando pelas ruas Luiz Busnardo, no bairro Cascata, e 8 de Agosto e Brusque, no bairro Espraiado, até seu final, onde começa a SC-410, com asfalto.
A obra está orçada em R$ 8 milhões e o projeto foi feito pela assessoria técnica da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis.