Com presença de cerca de uma centena de pessoas, especialmente do mundo cultural local, as Academias Adulta e Infanto-Juvenil de Letras de Nova Trento promoveram na noite de ontem, 26, no Salão Paroquial São Virgílio, o lançamento do livro “O Enigma do Rio do Braço”, de Mauro Alves da Costa.

Vários acadêmicos, inclusive mirins, prestigiaram o lançamento, no Salão Paroquial. Fotos de Marcelo Pinto Silva

Um dos destaques do evento foi a presença dos três candidatos a prefeito – Max de Oliveira, Tiago Dalsasso e Pastor André Costa, acompanhados de seus respectivos vices – que receberam, formalmente, um pedido para que, seja qual for o eleito, viabilize a construção ou sessão de um espaço para a ACNT desenvolver suas atividades e, ao mesmo tempo, abrigar em um mesmo local outras entidades que atuam no campo da arte no município, como música, arquitetura, escultura, pintura e folclore, dentre outras.

Mauro Alves da Costa, o autor, é apaixonado por rios e ativista ambiental, além de professor e diácono.

Com 40 páginas e selo da editora Secco, de Florianópolis, o livro “O Enigma do Rio do Braço” faz parte de uma trilogia. O primeiro, no gênero conto, tem como público crianças de 9 a 10 anos. O segundo, a ser lançado em 2021, será voltado a adolescentes, enquanto o terceiro, agendado para 2022, tem adultos com mais de 18 anos como público alvo.

Em Nova Trento desde 1987 e apaixonado por rios e ativista ambiental, a trilogia tem e terá o Rio do Braço como personagem principal, no enfoque literário de Mauro Costa, em que o alerta é quanto à sua necessidade de preservação. “É um rio que não divide; pelo contrário, une pessoas e a vida dos neotrentinos”, afirmou o autor durante o lançamento.

Membro da Academia de Letras de Nova Trento e diácono da Paróquia São Virgílio, Mauro é graduado em Filosofia, mestre em Educação e doutor em Linguística. Foi professor em diversas instituições de ensino superior por 20 anos, em Santa Catarina, São Paulo e Paraná. Atualmente é professor efetivo na E. E. B. Cruz e Souza, em Tijucas.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome