Uma missa em ação de graças, amanhã, sábado, às 19 horas, na Igreja Matriz São Virgílio, marcará a passagem dos 40 anos de atividades da Ação Social Neotrentina, o braço social da Paróquia São Virgílio.

A assembleia de fundação da ASN ocorreu em 31 de maio de 1985, às 19 horas, na Casa Paroquial, com a presença do padre Benno Brod, de Maurilio Merizio (in memoriam), Florentino Franzoi (in memoriam), Rosa Andriolli Franzoi, padre Vicente Konzen (in memoriam), Luiz Feller (in memoriam), Ir. Victório Sechi (in memoriam), Enelita Tomasoni de Medeiros, Elias Dalri (in memoriam), Ir. Egidio Hoffmann, Francisco Mário Gessele, Wilson Mário Sgrott, Rita Roseli Másera, Bruno Lavina Ferraro (in memoriam) e Rosi Maria dos Santos Tridapalli (in memoriam).
Seu primeiro diretor foi o padre Benno Brod, tendo Maurilio Merizio como vice-diretor; Rosa Andriolli Franzoi, secretária; Vicente Konzer, tesoureiro; Francisco Gessele, Wilson Mário Sgrott e Rita Roseli Masera como 1º, 2º e 3º conselheiros, respectivamente, além de Bruno Lavina Ferraro, Rosi Maria dos Santos Tridapalli e Florentino Franzoi como 1º, 2º e 3º suplentes, respectivamente.
Em 26 de janeiro de 2007 foi realizada a assembleia geral ordinária, quando foram votadas as mudanças no estatuto, realizada a eleição de nova diretoria por um período de três anos, e do conselho fiscal. Para atender o novo Código Civil, a entidade passou a se chamar Ação Social Neotrentina, tendo como presidente o padre Arcides De Bastiani.
Em 22 de outubro de 2008, aconteceu assembleia extraordinária
para a escolha de novo presidente, devido à transferência do padre Arcides. Eunice Cadorin Bittencourt foi eleita. Novas assembleias ocorreram em 21 de março de 2016, para escolha da nova diretoria para o triênio 2016-2019, com eleição de Lourdes L. Cadorin, para a presidência; e em 19 de março de 2019, com reeleição de Lourdes L. Cadorin.
A nova diretoria para o triênio iniciado em 6 de maio deste ano tem como presidente Leda Regina Zanluca Darós e como vice Eunice Cadorin Bittencourt. Entre os principais projetos da ASN destacam-se o de promoção e inclusão para o trabalho através de curso de corte e costura, oferecido junto com o de confecção de estopas, cursos de tricô, crochê e de pintura em tecido, em que todas as professoras são voluntárias. Há ainda o projeto de aulas de música gratuitas, com o professor Alan Facchini.