Nova Trento ainda não registrou falta de água nos últimos meses por conta do trabalho realizado pelo Samae de captação e distribuição coerente. Apesar disso, os níveis de captação estão diminuindo gradativamente.
Mas há necessidade de prevenção, alerta o diretor do Samae, Godofredo Tonini, que está preocupado com a média de consumo diário em Nova Trento, que chega a 2,5 milhões de litros, com tendência a aumentar se o calor persistir.
Por isso está pedindo à população que utilize a água apenas para consumo humano, que é a finalidade principal, e não desperdice lavando calçadas, telhados e calçamentos.
Limpeza – Para que não haja comprometimento nenhum do abastecimento, a autarquia iniciou em dezembro um trabalho de limpeza completa na Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro Vasca. O prefeito Tiago Dalsasso esteve no local acompanhando o trabalho dos servidores. Atualmente, a limpeza está sendo realizada no local onde é feita a captação de água bruta.
Conforme seu diretor, os serviços consistem na limpeza dos tanques de captação para a retirada de folhas e lama. Em seguida se fará o processo de tratamento da água, limpando os filtros e clarificadores. Observa que o local não era limpo desta forma há quase 20 anos.