Arte
Sob curadoria do mestre Edson Machado, a galeria de arte da vinícola Villa Francioni, em São Joaquim, abre dia 1º de maio exposição do artista plástico tcheco Standa Sedlak, que pela primeira vez exibe sua arte no Brasil. Ele integra uma geração de artistas contemporâneos respeitados mundialmente por invocarem a natureza e os sérios desafios da questão climática.
Sequelas
Referência nacional na área, o neurologista do Hospital Universitário da UFSC, Luiz Paulo de Queiroz, acaba de fazer um estudo apontando que do total de pessoas que passam pela fase aguda da covid-19, cerca de 36% têm algum problema neurológico. Os principais são dor de cabeça, perda de olfato/paladar, alteração na consciência e tontura. Pior: até 70% dos pacientes que tiveram casos graves sofrem com estes sintomas de forma persistente. Vacina sim!
Sinais exteriores
Quem ganha dinheiro fácil e de forma duvidosa e criminosa, de forma mais fácil trai a si próprio, por força incontrolável da vaidade. Que o diga quem, nesta semana, foi cumprir mandados de busca e apreensão nas casas e escritórios de sonegadores em Criciúma, Cocal do Sul, Içara e São José. Com uma ou outra exceção, os envolvidos gostavam de exibir-se uns aos outros, quando não competir, entre quem conseguia ter o carro mais caro. Importado, naturalmente.
Novo filiado
Publicamente uma aposta de Bolsonaro em SC – provavelmente como candidato ao Senado no próximo ano – o jovem secretário nacional da Pesca e Aquicultura, Jorge Seif, que é administrador e produtor rural em Itajai, acaba de trocar o PSL pelo PL no Estado. A ficha foi abonada pelo presidente estadual do PL, senador Jorginho Mello.
Enfermeiros
Em plena pandemia, diversas prefeituras de SC estão fazendo contratações emergenciais de enfermeiros. Com uma ou outra exceção, os salários não passam de R$ 2 mil por 40 exaustivas horas semanais. Uma humilhação. E ainda exigem graduação e registro no conselho de classe. Para dar ânimo a esses heróis, uma boa notícia: líderes partidários no Congresso Nacional manifestaram apoio à votação do projeto de lei 2.564/2020, que estabelece em sete salários mínimos o piso salarial da categoria, e para jornada de 30 horas semanais.
Hipoteca reversa
No Congresso Nacional está se discutindo um projeto muito interessante, que institui o sistema de hipoteca reversa para idosos. Em resumo, permite que pessoas com idade igual ou superior a 60 anos possam vender a casa em que moram sem ter que sair dela, criando assim uma nova fonte de renda. O comprador se compromete a pagar uma renda mensal vitalícia ao idoso para assegurar o direito de, no futuro, tornar-se proprietário do imóvel hipotecado.
Peneirada
Sem restrições, segue análise em comissões do Legislativo estadual um projeto de lei que veda a concessão, pelo poder público catarinense, de honrarias, comendas, condecorações e homenagens, inclusive do título de cidadão honorário do Estado, a pessoas consideradas inelegíveis pela Lei Complementar Federal 64/1990. Mais que isso: torna nulas, ou cassadas, as que estiverem sido concedidas a quem estiver nessa situação. Uma emenda permite a concessão a inalistáveis e analfabetos. Vão sobrar pouca gente para homenagear.
Novela
Conforme o “Estadão”, é digna de novela a briga familiar dentro da centenária Companhia Hering, de Blumenau. Um capítulo: ontem seria protocolada ação de nulidade absoluta pedida por três herdeiros diretos da antes acionista Eulália Hering, já falecida, detentora de quase 10% da Inpasa, holding que controla o grupo. Ela teria feito a doação de suas todas ações, sem observar requisitos mínimos para tanto. A matriarca, inclusive, teria escrito carta questionando várias ações da empresa.
Virada de mesa
Noutros tempos, situações como a do momento no futebol de SC, como o rebaixamento inédito do Criciúma para a segunda divisão do campeonato estadual, sempre sobrevinha a famosa “virada de mesa”, assim chamadas as escandalosas mudanças das regras do jogo em pleno jogo. Algo que parece impensável hoje. Será?
Mofo
Escrivães da Polícia Civil de SC aprovados em dois editais realizados em 2017, ainda não foram nomeados. Um pedido de informações aprovado esta semana na Assembleia Legislativa, tenta desvendar o mistério. Coitados dos aprovados, sofrendo na fila de espera por um direito conquistado. Quem mais sofre com isso são os delegados, que muito dependem daqueles.





