Com quatro meses de atraso mas, finalmente, redimindo-se de lamentável ato falho, a Câmara de Vereadores aprovou na sessão de ontem, 3, moção de pesar de autoria do vereador Tiago Dalsasso (MDB) e subscrita por todos os demais legisladores, à família Piva, pelo falecimento do professor e ex-vereador Janari Piva.
Na mesma sessão o vereador Genésio Piazza (MDB) apresentou proposição para que a sala destinada à assessoria jurídica, na sede do Poder Legislativo, se chame “Janari Piva”. O ilustre neotrentino que foi Janari Piva deve ganhar mais homenagens proximamente.
Há tratativas em andamento para que a sede da Casa dei Nonni, no Centro, se chame “Casa dei Nonni Janari Piva”. Seria uma significativa homenagem a ele, que também presidiu a entidade e durante todo o tempo em que esteve ligado a ela foi um de seus maiores animadores e incentivadores.
A justificativa da moção aprovada tem o seguinte texto:
“Janari Piva faleceu aos 69 anos, dia 31 de maio de 2018, às 21h45, no Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis. Ele lutava desde 2017 contra um câncer no pâncreas com metástase no fígado.
—
Jana, como era conhecido popularmente, deixou na memória de cada neotrentino um exemplo de amor pela sua cidade.
—
Ele foi professor, diretor da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, vereador e suplente em duas legislaturas, 1997- 2000 e 1989 – 1992.
Atuou como correspondente do jornal “O Município”, de Brusque, e também foi representante comercial do jornal “O Trentino”. Sempre estava disposto a colaborar com a imprensa da região ao longo de sua existência.
Sua vida foi marcada também pelo voluntariado, com passagens por diversas entidades, especialmente na Associação São Virgílio Pró-Anciãos (Casa dei Nonni), na Paróquia São Virgílio, na diretoria do Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro e nas mais variadas entidades e associações culturais e escolares.
—
Além disso, colaborava de forma espontânea com a cobertura fotográfica de eventos que ocorriam no município, fazendo registros cotidianos da cidade. Estava disposto a ajudar e a informar as pessoas que encontrava pelo caminho.
—
Levava consigo um sorriso e bom humor. Alegria era a sua marca. Como ele mesmo brincava, era o Jana que ‘ria’, fazendo um trocadilho com seu nome, Janari. Sua vida também foi dedicada ao cuidado e a preocupação com a família e com todos os neotrentinos. Conquistou milhares de amigos por onde passou, e sempre fez questão de homenageá-los, seja com uma fotografia, um abraço, uma mensagem escrita à mão ou um telefonema.
Seu velório reuniu centenas de pessoas na Casa dei Nonni e seu corpo foi levado em cortejo pelas ruas de Nova Trento, sob escolta da Polícia Militar. Pelo exemplo de humanidade e compromisso comunitário que deixou, a Câmara de Vereadores registra essa homenagem póstuma, tendo a certeza de que este é o sentimento de cada vereador desta Casa, já externado em palavras durante as sessões”.





