Na sessão de terça-feira, 30, e por unanimidade, a Câmara de Vereadores aprovou a revisão do Plano Diretor Municipal dispondo, em seis projetos distintos, o próprio documento como um todo e mais cinco projetos de lei complementares que serão transformados em lei pelo prefeito Tiago Dalsasso
Tais projetos dispõem sobre o uso e ocupação do solo, que institui o Código de Posturas do Município, que dispõe sobre o parcelamento do solo para fins urbanos e rurais e condomínios horizontais, e que institui os Códigos de Obras e de Sanções Urbanísticas.
Em Nova Trento o Plano Diretor foi implantado pela lei complementar municipal 266, de 2009 e como determina o Estatuto das Cidades, de 2001, ele deveria ter sido revisado 10 anos depois, ou seja, 2019, o que não aconteceu.
Após elevado empenho da administração municipal, que contou com a efetiva participação da população, através de audiências públicas, foi possível corrigir distorções identificadas com o passar dos anos na aplicação da norma.
Na mensagem que anexou aos projetos enviados ao Legislativo, o prefeito Tiago Dalsasso destaca que Nova Trento, além das inúmeras contribuições realizadas no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (Cmdur), contou com o apoio técnico e operacional da equipe contratada junto ao Consórcio Público Interfederativo de Santa Catarina (Cincatarina), na condução do processo de elaboração da revisão do Plano Diretor municipal.
Ressalta ainda que tudo foi gestado a partir de um amplo debate democrático e participativo da população neotrentina, tendo sido realizadas participações diretas por meio de questionários de contribuição, contribuições por e-mail, reuniões técnicas, reuniões comunitárias, consultas e audiências públicas.
Paróquia inicia novos grupos de oração – A Paróquia São Virgílio está iniciando novos grupos de suas oficinas de oração e vida, com 15 encontros, uma vez por semana, com duração de duas horas. Serão realizados nas igrejas de São Cristóvão, no bairro Ponta Fina Sul, com início no próximo dia 7, às 19 horas, com a guia Luzia e inscrições pelo telefone (48) 996893010, e de São Francisco de Assis, no bairro Mato Queimado, dia 9, às 18h30, com a guia Normélia e inscrições pelo telefone (48) 996106750.
A oficina é um serviço cujo objetivo é ensinar a orar e a viver cristãmente. Conforme as guias Luzia e Normélia, “com a meditação da palavra de Deus, oração intensiva, reflexão comunitária e exercícios de silenciamento, o participante vai superando o mundo interior de angústias, ansiedades, medos e tristezas, recuperando a estabilidade emocional e a alegria de viver”.
Observam ainda que através das oficinas pessoas já recuperaram o encanto pelo Senhor e o encanto pela vida, alcançando paz e serenidade duradouras.





