Um grupo de 20 estudantes de ensino médio, acompanhados por outros quatro professores e padres do Instituto Leone Dehon, da cidade de Monza, na região da Lombardia, no norte da Itália, participantes de intercambio promovido pelo Colégio São Luiz, de Brusque, estiveram em Nova Trento, terça-feira, 29, visitando os principais pontos turísticos do município. Vários deles revelaram encantamento pelo que viram e ouviram, especialmente quanto a manutenção da “italianidade” (costumes, modo de falar e a comida) dos neotrentinos.
O grupo foi recepcionado com um café colonial, no início da manhã, na Prefeitura, com a presença do prefeito Max de Oliveira e do vice, Laerci Girola, além das rainhas da Incanto Trentino e convidados.
Após a recepção o grupo visitou a Igreja Matriz São Virgílio (foto), a Praça da Bandeira, a Casa Salamanca (onde viveu Santa Paulina entre 1896 e 1900) e o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro. Depois do almoço, visitaram o Santuário Santa Paulina, encerrando a visita na Vinícola Girola, onde foram recepcionados com um café da tarde pelo vice prefeito. Durante toda a visita o professor e historiador Juliano Mazzola fez o papel de intérprete, apesar de muiaos conversas terem sido feitas no dialeto.
Acompanhou o grupo o vice-diretor e coordenador do curso de Filosofia do Colégio São Luiz, padre Josimar Baggio, e a coordenadora do programa bilíngue Communicate, Mariane Zen. O Colégio São Luiz é uma escola confessional católica pertencente a Congregação do Sagrado Coração de Jesus, também conhecidos como dehonianos. O fundador foi o francês Padre Dehon.
A congregação tem 45 escolas espalhadas pelo mundo e uma delas é o Instituto Leone Dehon. O Colégio São Luiz também pertence a mesma congregação e em janeiro deste ano 10 alunos, um professor e um padre foram para o instituto, em Monza, onde permaneceram por três semanas.
O Colégio São Luiz tem em seu corpo discente, além dos alunos de Brusque, vários estudantes neotrentinos e do Vale do Rio Tijucas. Uma de suas principais ações extra escolares é possibilitar a eles participar de intercâmbios em diversos países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália, Chile e Indonésia.