
A Prefeitura de Nova Trento, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Epagri, fez a compra do inseticida biológico para combater o borrachudo, num investimento de R$ 31.896, em 240 litros, que serão distribuídos gratuitamente em comunidades já nos próximos dias. O produto chegou no início deste mês.
Desde que a campanha, realizada anualmente, foi iniciada, há 15 anos, a Prefeitura distribuía o inseticida, custeando 60% do seu valor, enquanto as comunidades envolvidas participavam com 40%. Para tal eram realizados pedágios, pequenas festas, sorteios ou buscas por colaborações espontâneas.
Mas agora, devido à pandemia e as dificuldades financeiras dos moradores das diferentes comunidades, o prefeito Tiago Dalsasso decidiu pela distribuição gratuita. Quer que se dê prioridade onde há mais focos e nas comunidades que ainda não tiveram atendimento nas campanhas anteriores.
O bioinseticida foi desenvolvido a partir de uma bactéria específica para controlar insetos e que não prejudica a saúde das pessoas, dos animais e das plantas. Ele é aplicado nos córregos dos rios onde as larvas dos mosquitos se desenvolvem. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Serafim Mezzari, e a equipe da Epagri, solicitam às comunidades que ainda não aderiram ao programa de combate ao borrachudo que façam as inscrições na secretaria. A única exigência para a distribuição gratuita do bioinseticida é a limpeza dos ribeirões e a mobilização dos voluntários da comunidade para ficarem responsáveis pela aplicação do produto, de acordo com orientações que serão dadas previamente. Mais duas compras do produto devem ser feitas ainda neste ano.





