Congelamento
Em rede social, o governador Carlos Moisés declarou-se a favor do congelamento do ICMS sobre os combustíveis, alegando que na área SC é um dos menos tributa. Ninguém ousa dizer que sua decisão é populista ou demagógica. É mais que providencia. É o alto preço da gasolina e diesel que, entre outros motivos, está derretendo a imagem de Bolsonaro, que ontem sinalizou dizendo que governo estuda uma Proposta de Emenda Constitucional para reduzir o peso dos impostos federais sobre o preço de combustíveis.
Às claras
Alguns setores da economia estadual, como o turístico, tem criticado algumas emissoras de televisão por produzirem reportagens, depois veiculadas em rede nacional, exibindo nossas fraquezas, como as intermináveis filas nas rodovias e a poluição nas praias, principalmente. São assuntos do momento, inevitáveis. Não entendem que é preciso expor uma realidade, positiva ou negativa que tem que ser encarada, resolvida e elogiada, quando merece. E não enganar o visitante com fantasias e mentiras.
Condicionantes
Para confirmar Fernando Haddad como candidato ao governo de São Paulo, a direção nacional do PT está a fim de apoiar o PSB em pelo menos oito Estados, dentre eles SC, onde o atual presidente do partido, Claudio Vignatti, é pré-candidato à sucessão de Carlos Moisés. Já foi PT.
Circus Brasilis
Na livre imaginação deste espaço, quando precisa desabafar, aparece sempre a imagem de um material cujo efeito não se pode publicar, diante de notícias como a de que o procurador-geral da República, Augusto Aras, autorizou que procuradores federais recebessem, em dezembro, remuneração que, em alguns casos, beirou R$ 500 mil. Com 20 milhões de brasileiros passando fome, o espantoso é a total insensibilidade e naturalidade com que servidores privilegiados obtém vantagens obscenas e, cinicamente, continuam sempre a pedir mais. Este país tem que ser passado a limpo.
De volta
O ano de 2024 está distante, mas é quente desde já a disputa pela prefeitura de Balneário Camboriú, em parte devido a imensa popularidade do jovem prefeito Fabricio Oliveira, que incomoda muitos opositores tradicionais, como o ex-prefeito, ex-senador e ex-governador Leonel Pavan, que já não esconde seu desejo de voltar a comandar o município. É candidatíssimo. Além disso planeja lançar a filha Juliana a refeita na vizinha Camboriú.
Conflito
A CDL de Florianópolis protocolou petição de intervenção de terceiros na Vara da Fazenda Pública no processo que paralisou o início das obras de revitalização do Centro Histórico da Capital, visivelmente degradado, mas inviabilizadas por liminar obtida pelo Ministério Público, que acusa a inexistência de tombamento sobre o paralelepípedo utilizado na pavimentação da malha viária local. Tudo fácil de se resolver, mas não na mesa dos bares e cafés. Mas nessa área grassa na Ilha de SC um imenso e estridente bando de experts e espertos.
Descumprimentos 1
Um homem que teria descumprido a quarentena estabelecida pela equipe médica da Prefeitura de Florianópolis, por apresentar sintomas de covid-19, mas que, encaminhado a hotel disponibilizado pelo poder público saiu de lá antes mesmo da coleta do exame para o diagnóstico, foi denunciado e agora responderá pelo crime de infração de medida sanitária preventiva, previsto no Código Penal Brasileiro, que tem pena prevista de detenção de um mês a um ano e multa.
Descumprimentos 2
Outro caso parecido envolveu morador de São Miguel do Oeste, condenado a um mês e cinco dias de detenção, além de multa de R$ 550, por infringir determinação do poder público destinada a impedir a propagação de doença contagiosa. É acusado de reunir amigos para comemorar seu aniversário durante a pandemia de covid-19. O caso é de agosto de 2020.
Protagonismo
O respeitado cientista político José Álvaro Moisés acerta 100% no alvo quando diz que diante das incertezas da terceira via, que “parece não oferecer à sociedade alternativas consistentes a Lula e Bolsonaro”, uma outra seria a adequada: a sociedade civil assumindo mais protagonismo. Sim, absolutamente necessária, para cobrar, já na campanha, dos candidatos, planos e prazos, e comprometê-los com essas metas.
Nova lei
A conta vai ficar mais cara. Já está em vigor a lei federal 14.297/2022, determinando que as empresas de aplicativos contratem seguro, sem franquia, em benefício dos entregadores. Seguro que deve cobrir acidentes ocorridos durante a retirada e entrega de produtos.





