Na sessão da próxima terça-feira, 27, a Câmara de Vereadores deverá aprovar projeto enviado pelo prefeito Maxiliano de Oliveira, em que pede autorização para a Prefeitura receber, em comodato, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, um terreno localizado no complexo do Santuário Santa Paulina. A aprovação dá início aos encaminhamentos para que o bairro ganhe sua primeira praça pública.
Ela será construída ao lado do Monumento à Casa Paterna (foto), onde também havia uma academia ao ar livre e está localizada uma frondosa figueira. A obra foi viabilizada a partir de emenda parlamentar conseguida pelo vereador Luiz Fernando Eccel Rachadel (MDB) junto ao deputado estadual Mauro de Nadal (MDB), no valor de R$ 250 mil.
Diante disso, a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição demonstrou interesse imediato já que o imóvel para tal finalidade é de sua propriedade. Anteriormente, já tinha sido objeto de comodato com a Prefeitura, e também sob autorização legislativa, para a instalação de uma academia ao ar livre. Agora a autorização tem que ser alterada devido à nova finalidade.
A construção de uma praça no local foi preocupação do então prefeito Tiago Dalsasso, que em 2022 ordenou à área de Planejamento da Prefeitura para que fizesse um projeto para construção com recursos municipais. Ao assumir, e diante da informação da existência de recurso de emenda parlamentar, o prefeito Maxiliano de Oliveira pediu que o projeto recebesse pequenas adequações, o que está sendo feito no momento.
O novo projeto prevê uma nova academia de ginástica para idosos, parque infantil, vários bancos de sentar sob a figueira ali existente e mesas com tabuleiros de xadrez, além de um completo tratamento paisagístico.