Dia de Doar
No próximo dia 29 acontece a edição 2022 do Dia de Doar, iniciativa que visa estimular doações, promover e mobilizar o Brasil para ser mais solidário e generoso. Para esta edição está confirmada a realização de 68 campanhas, lideradas voluntariamente pelas próprias comunidades, dentre elas a DoaBlumenau, DoaFloripa e DoaTubarão, em SC.
Insensibilidade
Não dá para entender o grau de insensibilidade de muita gente. Alguns hospitais de SC já começaram a emitir alertas alarmantes à quanto à superlotação nas suas emergências, com muitos pacientes com covid-19 e, quase todos eles, inclusive jovens, sem cobertura vacinal completa e, não raro, sem nenhuma vacina. Deprimente.
Plateia
Evidentemente que o ministro “supremo” e presidente da Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, não tomará conhecimento das manifestações de repúdio aprovadas contra ele em vários legislativos municipais de SC, como Criciúma e Tubarão. Mas ficará indiferente, por exemplo, a um possível manifesto da Assembleia Legislativa e da Câmara dos Deputados?
Assédio
Bela iniciativa a do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindalesc), que bancou e lançou a cartilha intitulada “Assédio é coisa séria”, que explica o que é assédio moral e quais as formas de combater a prática.
Saúde pública
Mais uma ação meritória do Ministério Público de SC, que ontem apresentou o Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública, que fará o acompanhamento das políticas públicas de saúde e das alterações legislativas, a interlocução com os órgãos públicos de saúde e entidades da área, além de prestar apoio técnico-jurídico às Promotorias de Justiça de todo o Estado.
Inconstitucional 1
O procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu, em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal, a inconstitucionalidade de uma norma de SC que institui a obrigatoriedade de licenciamento ambiental estadual para instalação de antenas de telecomunicações. Diz que sob o pretexto de proteção e defesa do meio ambiente, a lei estadual 14.675/2009 interferiu diretamente na relação contratual formalizada entre o poder concedente e as concessionárias.
Inconstitucional 2
Quando essa lei estadual surgiu por aqui, havia a firme convicção de que alguns espertalhões estavam querendo criar dificuldades para obter facilidades. Inclusive no Legislativo, com apoio de alguns prefeitos não muito honestos. Defesa do meio ambiente? Uma ova! Queriam o “por fora” das operadoras.
Igualdade
As vaidades agora estão niveladas. O Supremo Tribunal Federal considerou constitucionais normas que garantem a membros do Ministério Público a prerrogativa de se sentarem do lado direito de juízes durante sessões de julgamentos e nas salas de audiência. Foi atendida sugestão do Conselho Federal da OAB, para quem conversas “ao pé do ouvido” contribuem para uma impressão de parcialidade e de confusão de atribuições. É, pode ser.
Data fatal
Depois de muitas idas e vindas, os famosos clubes de praia (“beach clubs”), erguidos de forma irregular na orla do balneário Jurerê Internacional, na Ilha de SC, terão quer ser demolidos até 18 de dezembro. São cinco, que só poderão instalar apenas estruturas provisórias no período de 30 de dezembro a 2 de janeiro mediante autorização da União.
Autopromoção
Está passando dos limites – uma verdadeira chatice – a autopromoção de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do Brasil e de SC, destinando longos espaços para jogarem confete sobre si próprios. Uns acham que o telespectador, leitor ou ouvinte não tem capacidade de discernir o que é bom ou ruim e que só eles têm o que é de melhor. Até poderiam confirmar isso, mas se tivessem mais preocupação com a qualidade de seus produtos.
“Normal” ‘
Pavimentação deteriorada é uma situação constante nas rodovias federais em SC, revela estudo da Federação das Indústrias de Santa Catarina, realizado entre agosto e setembro e que identifica pontos críticos em praticamente todos os 1,18 mil quilômetros percorridos nas várias BRs existentes no Estado. O que o diferencia dos anteriores é que ter o asfalto em permanentes frangalhos agora é “normal”.