Um evento religioso dos mais tradicionais em Nova Trento será revivido na próxima quinta-feira, 30, feriado, pelas ruas centrais neotrentinas: é a procissão de Corpus Christi.  Famílias e comerciantes estão se entendendo, formando grupos, para que cada um se responsabilize pela confecção dos tapetes ao longo do percurso.

O cortejo começa às 8 horas da manhã, com saída diante da Igreja Matriz, seguindo, à esquerda, por pequeno trecho da Rua Santo Inácio e novamente à esquerda pela Rua Marechal Deodoro (onde fica o ponto de   táxi). O percurso segue pela Rua Nereu Ramos até o CEIC, e dali pela rua transversal José Dalbosco e Santo Inácio, até o ponto de partida.

No caminho do cortejo serão feitas quatro paradas. Em caso de chuva, não haverá procissão e nem decoração nas ruas. Os atos serão então todos centrados no interior da Igreja Matriz.

Capelas – No mesmo dia também haverá procissões, com presença de tapetes em vias públicas, nas capelas São Paulo, no distrito de Aguti, e Santo Anjo da Guarda, em Indaiá, ambas às  8 horas, além da capela Santo Estanislau, de Valsugana, às 9h30, onde ocorre também a festa da comunidade.

Festa religiosa foi instituída em 1264 – A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

No Brasil, a tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao bispo diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. A procissão  lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Tapete solidário une CDL e Casa dei Nonni – Na procissão de Corpus Christi a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Casa dei Nonni estarão unidas na confecção do chamado tapete solidário. Os cerca de 40 metros de frente para a Rua Nereu Ramos, onde ficam as duas entidades, terão um tapete composto por cerca de 250 pacotes de macarrão ou espaguete que depois da passagem do cortejo serão recolhidos e enviados no sábado para o Rio Grande do Sul.

Tapete comunitário no santuário –  Na próxima quinta-feira, 30, o Santuário Santa Paulina será palco de um evento solidário único: a confecção de um tapete comunitário. Esta iniciativa, que se repete este ano, visa não só celebrar a tradição local, mas também promover a solidariedade e auxiliar aqueles que mais precisam.

O percurso do tapete terá início no próprio santuário, junto à igreja maior, descendo pela passarela e seguindo pelo caminho atrás do casebre e continuando pela Rua Madre Paulina até junto a um altar especial ao lado da igreja Nossa Senhora de Lurdes.

O tapete em si será uma obra de arte coletiva, combinando desenhos criativos, maravalha reciclada, cobertores, agasalhos, produtos de higiene, calçados, água e alimentos. A entrega desses materiais pode ser feita até este domingo, 26, na casa das irmãs, que coordenam o evento. Estes itens serão destinados ao Rio Grande do Sul ou a outras regiões que necessitarem, dependendo das orientações das autoridades locais no início de junho.

Para facilitar a organização e a participação, ficou estabelecido que cada contrato ou loja estabelecida no centro comercial do santuário contribuirá com um colaborador. Aqueles que não puderem estar presentes têm a opção de contribuir com uma taxa de R$ 40.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome