A comissão organizadora dos festejos dos “150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina 1875-2025” lançou oficialmente ontem, 1º,  a logomarca oficial das comemorações. O ato ocorreu em  Brusque, às 20 horas, no Colégio Cônsul Carlos Renaux.

O evento teve a participação da cônsul geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina, Eugenia Tiziana Berti,  de prefeitos de municípios da região, representantes dos círculos italianos e dos  Comitês dos Italianos no Exterior (Comites), dentre outras autoridades.   Nova Trento esteve representada pelo presidente do Circolo Trentino, vereador Jucelino Chini, que também integra a comissão organizadora em âmbito estadual, coordenada pelo deputado estadual Vicente Caropreso.

“O lançamento da logomarca, a identidade visual das festividades dos 150 anos da Grande Imigração Italiana no Brasil, mostra a seriedade, o empenho e cuidado que se está tendo para que as comemorações, que ocorrerão em 2025, estejam à altura dos bravos imigrantes italianos  e de todos que lutam para manter e difundir a cultura italiana em Santa Catarina”, explica o deputado Vicente Caropreso, que além de coordenador da comissão organizadora comanda a Frente Parlamentar Santa Catarina – Itália, na Assembleia Legislativa.

Brusque foi sede da Colônia Itajahy-Príncipe Dom Pedro, local que registra o início do fenômeno da grande imigração italiana no Estado, com a chegada da primeira leva de imigrantes em 4 de julho de 1875. Eram 108 colonos oriundos de várias regiões da Itália, entre trentinos, vênetos e lombardos.

Atualmente, o Brasil detém o título de país com o maior número de descendentes de italianos no mundo, e Santa Catarina é o segundo Estado brasileiro com o maior contingente de descendentes, representando quase 70% da população.  Além disso, mais de 100 mil catarinenses possuem cidadania italiana.

Consul e comitiva estarão em NT amanhã – O cônsul geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Eugênia Tiziana Berti (foto) prestigiará a 30ª Incanto Trentino, amanhã, 2, com sua presença em Nova Trento, quando, junto com comitiva, almoçará no Centro de Eventos Cremilda Tridapalli, após recepção das autoridades municipais e do Circolo Trentino de Nova Trento.

A diplomata está no Estado desde quinta-feira, quando participou do lançamento  da logomarca oficial das comemorações, em 2025, dos “150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina 1875-2025”, em Brusque, ontem à noite.

Em Nova Trento deverá estar acompanhada  pelo deputado estadual Vicente Caropreso; de Tullo Cavallazzi, presidente da Câmara Italiana de Indústria e Comércio de Santa Catarina; pelo vice-cônsul honorário da Itália, em Florianópolis, Attilio Colitti; pela agente consular italiana honorária de Blumenau, Norma Maria da Rui; pelos correspondentes consulares italianos honorários de Chapecó, Lages, Jaraguá do Sul e Nova Veneza; por cinco conselheiros do Comite dos Italianos no Exterior do Paraná e Santa Catarina; oito membros da comissão dos 150 anos da imigração e quatro membros da diretoria do Centro Cultural Ítalo Brasileiro Dante Alighieri”, de Curitiba.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome