O prefeito Tiago Dalsasso decretou situação de emergência em áreas do município afetadas pelas chuvas dos últimos dias e horas. O decreto 224/2022, considera a ocorrência de chuvas persistentes, com volumes superiores a 100 milímetros acumulados entre os dias 25 e 30, a existência e ocorrência de danos humanos e materiais, assim como o registro de prejuízos econômicos públicos e privados.

Defesa civil – A Defesa Civil estadual, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, informa que o acumulado de chuvas foi de 99,8 milímetros nas últimas 12 horas em Nova Trento. O período reflete o horário das 17h30 desta quarta-feira, 30, até às 5h30 desta quinta-feira, 1º.

A Coordenadoria está em diversos pontos do município onde há risco de deslizamentos e monitorando a situação. O prefeito Tiago Dalsasso informa à população que a Prefeitura  está em alerta e pede cuidados especiais por estas horas e dias e e em caso de ocorrências, entre em contato com a Defesa Civil. Segundo a previsão do tempo, nesta quinta-feira, a circulação marítima começa a perder força, mas segue deixando o dia com chuvas, mantendo um risco alto a muito alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

Trânsito – Um trecho da estrada da localidade de Lageado sofreu queda de barreira, ontem, 30, ficando em meia pista (foto). A Defesa Civil municipal pede atenção dos motoristas pois a estrada dá acesso ao distrito de Aguti. O local fica próximo à residência de José Luiz Sborz e Maria de Lourdes Tomasi Sborz, na estrada geral Lageado.

Sem aulas – As aulas nas escolas municipais e pré-escolar Pe. Rossi estão suspensas desde a tarde de ontem, 30. Nas demais creches o atendimento continua normal.

Samae – O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) comunica que por conta das fortes chuvas e turbidez alta, o sistema de tratamento de água foi atingido totalmente e a distribuição de água foi paralisada. Neste momento, o Samae pede para que a população utilize água somente para atividades essenciais.

ATUALIZAÇÃO/ CHUVAS EM NOVA TRENTO

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, registrou novos pontos com deslizamentos de terra nas estradas da região central e interior do município. A localidade de Lageado também registrou quedas de barreira. Vários trechos ficaram completamente interditados, com o registro do deslizamento total da pista próxima a residência de José Luiz Sborz e Maria Lourdes Tomasi Sborz.

Outras localidades, como Vasca, Baiano, Lageado, Bonito, Mato Queimado, Ponta Fina Norte, Ponta Fina Sul e São Roque, também registraram pontos de deslizamentos, entre eles o trecho no bairro Mato Queimado, próximo à rua do morador Tarcísio Mantovani, que está interditado (foto).

A coordenadoria solicita bastante atenção dos motoristas neste período, especialmente nos trechos mais atingidos. De acordo com a Defesa Civil, o Estado está em alerta máximo por conta do mau tempo que persiste.

Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome