Desde a noite de ontem, 3, Nova Trento passou a contar com 67ª unidade da organização não governamental Rede Feminina de Combate ao Câncer. A solenidade de fundação, instalação e posse de sua primeira diretoria ocorreu na Casa dei Nonni, com a presença da presidente estadual da entidade, Sonia Fischer, além de dezenas de autoridades e pessoas da comunidade, especialmente mulheres.

A RFCC em Santa Catarina, fundada há 59 anos, é integrada por 3.200 mulheres voluntárias que em toda a rede espalhada por diferentes regiões do Estado, faz uma média de 130 mil atendimentos por ano. Em Nova Trento, conforme já ocorre em São João Batista, que serviu de modelo, também deverá ser feito atendimento preventivo de câncer em homens. São João Batista foi a primeira RFCC do país a também atender o publico masculino, desde o ano passado.

A primeira presidente da RFCC de Nova Trento é Doroteia Angela Cadorin, que já tem convivência com portadoras de câncer de mama e atuação em ações voluntárias.  Ela substitui a presidente eleita, Neide Cipriani Mota, que depois da eleição foi convidada e aceitou concorrer às eleições municipais deste ano e sua permanência poderia se colidir com a lei eleitoral, além de eventualmente poder haver conflito de interesses, já que a RFCC é absolutamente apolítica.

As demais integrantes da diretoria são:

Liliane Piva, vice-presidente; Daniele Vargas, secretária; Adriana Machado Vicentini,  2ª secretaria; Ariany Maçaneiro da Silveira, tesoureira; e Ema Cadorin Mena, 2ª tesoureira. Integram o Conselho Fiscal: Maria Cristina Adami, Gracilene Rodrigues Tavares, Atair do Nascimento Maçaneiro e Sociarai Franzoi Feller.

Instalada com uma sala da Casa da Cidadania, a RFCC agora se prepara para iniciar efetivamente suas atividades. Uma reunião da diretoria deverá definir como este começo se dará. Uma das primeiras ações será cadastrar as voluntárias e, paralelamente, procurar e formalizar parcerias com laboratórios e clínicas e, também, buscar apoio para treinamento de pessoal, principalmente quanto ao atendimento às pessoas. Uma ação já em andamento, a cargo da empresa de publicidade neotrentina Varos, é quanto à produção de material educativo de divulgação da RFCC, em ênfase nos seus objetivo e serviços.

Além do poder público, a RFCC pretende se manter com receitas oriundas de eventos, como pedágios, brechós, bazares e jantares por adesão. Um bom começo foi dado pela deputada estadual Ana Compagnolo, com uma emenda parlamentar de R$ 100 mil.

Em seu discurso como presidente, Doroteia Cadorin, disse que a RFCC neotrentina segue o exemplo de Santa Paulina, que em alguns anos de sua vida tratou e cuidou de uma mulher cancerosa. “Nosso maior desafio é amparar e servir a pessoa com câncer, acolhê-la e confortá-la”, prometeu.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome