Pessoalmente, a secretária municipal de Educação, Isabel Tell, lidera uma campanha de conscientização entre os estudantes de toda a rede municipal de ensino quanto à manutenção e os cuidados no uso dos ônibus de transporte escolar. Passou nas salas de aula, durante esta semana, nas escolas João Bayer Sobrinho, de Claraiba, e Francisco João Valle, no bairro Trinta Réis, fazendo um apelo aos alunos não apenas quando à sua própria segurança, como pelos custos de recursos púbicos que são gastos em sua recuperação. As demais escolas também serão visitadas com a mesma finalidade.
A ação está ganhando um reforço com a contratação de cinco monitores, que devem estar presentes nos ônibus, de forma plena, a partir da semana que vem. Foram contratados na forma de processo seletivo, mas a intenção da Prefeitura é que seja por concurso. Um projeto de lei já está sendo preparado.
Durante o recesso escolar deste mês, a Prefeitura aproveitou o período para recuperar oito ônibus, desde a parte mecânica e furos na lataria, principalmente no teto, aos estofamentos. Estes são um capítulo à parte. O vandalismo em alguns veículos foi tal que todo ele ficou em frangalhos, cortado por estiletes ou canivetes, restando apenas os ferros que os sustentavam. Devido a isso, muitos estudantes estavam ficando de pé dentro do ônibus em circulação, o que é uma falha grave e passível de multa e até interdição. Por sorte, nenhum acidente de maior gravidade aconteceu. O vandalismo atingiu toda frota nas suas 15 linhas.
O apelo da secretária tem também outro motivo: há poucos dias a Prefeitura recebeu dois ônibus novos e está à espera de mais quatro. Com a chegada de dois novos, foi possível criar mais uma linha para atender os estudantes do bairro Mato QueimadoAs autoridades educacionais esperam uma nova atitude dos usuários.