Otimismo
O brasileiro que vive em favelas está otimista com a chegada deste ano, segundo a pesquisa Sonho da Favela 2000, apresentada ontem à Agência Brasil. O levantamento mostrou que oito em cada 10 pessoas que vivem em favelas no país (81% do total de entrevistados) acreditam que a vida vai melhorar em 2020, e 36% acredita que a melhoria será significativa. Do total de pessoas entrevistadas, 74% disse estar feliz, atribuindo notas entre 8 e 10 para a sua felicidade.
Foto: Divulgação
Fusão feita
A Eletrobrás finalmente conseguiu, anteontem, aprovar a fusão da Eletrosul, com sede em Florianópolis, com a gaúcha Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica. A empresa resultante se chamará CGT Eletrosul, permanecendo a sede na capital catarinense e atuação ampliada no Rio Grande do Sul, SC, Paraná e, ainda, no Mato Grosso do Sul, além das participações societárias nas hidrelétricas Jirau (20%), em Rondônia, e Teles Pires (24,7%), situada entre Mato Grosso e Pará.
Davi, o poderoso
O grupo suprapartidário Muda Senado – que não tem entre seus integrantes nenhum dos três senadores de SC – está atuando para tentar mudar regras internas e tornar obrigatórias reuniões de líderes e da Mesa Diretora. O objetivo é diminuir os poderes do escorregadio presidente, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que tem ignorado esses colegiados. Assim é que não convocou a Mesa Diretora nenhuma vez no ano passado.
Peixe
Na primeira live pelo Facebook do ano, anteontem, Jair Bolsonaro teve a companhia do itajaiense e secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Jr., apelidado de 06. Permitiu-se a dar um “beijo hétero” na bochecha de seu chefe e aproveitou para anunciar o lançamento de um programa tipo “Masterchef” para ensinar o preparo do pescado. Antes tem que se preocupar com o mais importante: o abusivo preço do produto.
Deseducação
Quando chegaremos à civilidade? A pergunta é pertinente diante das imagens das centenas de toneladas de lixo deixadas nas praias na virada do ano. Em Balneário de Camboriú, que recebeu um milhão de pessoas, foram necessários 16 caminhões na limpeza dos seis quilômetros da avenida Atlântica, onde fica sua principal praia.
Incentivos à tecnologia
O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos a lei que estabelece novo modelo de incentivos fiscais para empresas de tecnologia da informação e comunicação e investimentos em pesquisa e desenvolvimento desse setor. Um dos autores do projeto foi o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC). A lei acaba com a isenção de tributos e cria um valor de crédito com base no total que a empresa investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação a cada trimestre. O novo incentivo será válido até dezembro de 2029.
Automutilação
Outra lei sancionada foi a que prevê pena de reclusão de seis meses a dois anos para quem induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou a praticar automutilação ou prestar auxílio material para que o faça. Quando o projeto foi aprovado no plenário da Câmara, a relatora, deputada Caroline de Toni (PSL-SC), destacou que a penalização do crime de induzir à automutilação pretende reprimir os chamados desafios mortais, que atingem crianças, adolescentes e jovens adultos, tais como o “jogo da baleia azul” e o “jogo da asfixia”, entre outros.
Acessibilidade
A Prefeitura de Chapecó tentou mas não conseguiu sucesso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde o ministro João Otávio de Noronha negou pedido para suspender decisão judicial que exigiu a adequação de suas escolas às normas de acessibilidade. Inquérito civil aberto pelo Ministério Público de SC apontou falhas de acessibilidade em praticamente todas as escolas municipais do município. Que sirva de alerta para prefeitos, que descuidam disso.
Pessimismo
A balança comercial brasileira teve um saldo positivo de US$ 46,7 bilhões em 2019, que é superior ao total dos quatro anos do primeiro governo de Dilma Rousseff. Mesmo assim, a grande mídia impressa nacional alardeou, nas últimas horas, em manchetes, uma espécie de caos, dando importância maior ao fato de que é o pior resultado desde 2015.
Privilégios odiosos
Acerca de nota de ontem sobre os privilégios do Judiciário, é de causar vômito saber que o presidente do STF, Dias Toffoli, fez viagem à cidade de Ribeirão Claro (PR), em avião da FAB, com comitiva de 11 pessoas, com o único compromisso de inaugurar o fórum eleitoral local, que recebeu o nome de seu pai. Aproveitou para esticar o fim de semana em um resort de luxo e só deixou a região na última segunda-feira, em avião da FAB.