A Prefeitura, com participação das secretarias de Obras e Serviços Urbanos e de Assistência Social, além do Samae, divulgaram hoje, 21, um relatório dos estragos causados pelas chuvas no município, cuja precipitação constante vem desde domingo pela madrugada. As áreas mais atingidas são o Ribeirão da Velha, Salto, São Valentim, Mato Queimado, Baixo Salto, Ponta Fina Sul, Espraiado e Trinta Réis, além de áreas rurais.
No domingo, 17, os primeiros locais a receber manutenção foram Mato Queimado e Baixo Salto, com retirada de barreiras. Já em Ponta Fina Sul foi realizada operação emergencial com limpeza, aplicação de material com areia para recuperação da rua, além do recolhimento dos pertences das oito famílias afetadas diretamente pelas chuvas. No Condomínio Santa Paulina foi realizada entrega de lonas, solicitação dos moradores.

Segundo o secretário de obras, Ricardo Bittencourt, há três cabeceiras de pontes danificadas: na Travessa 6 de Maio, no bairro Trinta Réis, e nas de São Valentim e Salto, além de uma barreira em Espraiado II, em Claraíba.
Segundo o prefeito Tiago Dalsasso, como o município tem mais de 700 quilômetros de estradas de chão, a Prefeitura encontrará dificuldades nos serviços de recuperação dos estragos causados nos s últimos dias. Se necessário, o município decretará situação de emergência.

A Secretaria de Assistência Social continua com a campanha de doação de móveis e colchões para as famílias afetadas pela chuva. Segundo a Maria Cristina Adami, neste momento, para suprir as necessidades dos atingidos e contribuir na reconstrução das vidas destas famílias, a comunidade precisa se mobilizar doando colchões, móveis, roupa de cama e de banho. Quem tiver interesse em contribuir, pode entrar em contato pelos telefones (48) 32673219 ou pelo celular (48) 996234061, que a equipe da secretaria estará retirando no local as doações para posteriormente serem entregues as famílias cadastradas.
SAMAE – Chuvas não comprometeram o abastecimento de água. O diretor da autarquia, Godofredo Tonini, diz que apesar da precariedade das estações de captação de água, por estarem sendo atingidas pelos temporais que pioram a qualidade da água captada, dificultando ainda mais a filtragem para posterior fornecimento aos consumidores, o abastecimento no município não ficou comprometido, porque o consumo foi baixo nos últimos dias, mas continua-se solicitando que a população que evite desperdício.





