A Coordenação de Fruticultura regional do escritório central da Epagri, em Florianópolis, pediu para o escritório de Nova Trento um levantamento das produções comerciais de banana e pitaia. O objetivo, dependendo dos dados a serem levantados, é incluir o município nos programas de âmbito estadual quanto à concessão de incentivos na área da fruticultura.
Segundo levantamento preliminar do escritório da Epagri, no município há duas produções de banana em moldes comerciais e uma de pitaia, ambas com entrega regular no mercado consumidor, com nota fiscal.
A Epagri divulgou esta semana que a produção de pitaia nesse ano teve um crescimento de 75%. A expectativa era mais, de 100%, mas o clima não ajudou. Mais de 90% da fruta foi produzida no Sul catarinense. Em todo Estado o volume estimado é de mais de 1.750 toneladas comercializadas. O levantamento de produção foi realizado pela Epagri e pelas cooperativas Cooperja, de Jacinto Machado, e Coopervalesul, de Turvo. Estimativas preliminares realizadas apontam área de produção em torno de 236 hectares, com cerca de 275 famílias envolvidas.





