A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Epagri registraram nos últimos dias o reaparecimento do caramujo gigante africano em alguns pontos do município. São locais onde já houve registros anteriores, no ano passado. Foram detectados nas proximidades do Loteamento Bottamedi, no bairro Trinta Réis; no entorno do Mercado Pedrotti, no bairro Cascata, e nas proximidades do Loteamento Minatti, no bairro Vigolo.
O engenheiro agrônomo da Epagri, Víctor Alisson Gomes, alerta que o animal é uma praga invasora e pode transmitir doenças graves, como uma forma de meningite. Por isso, é fundamental que ele não seja manuseado diretamente com as mãos.
Se alguém encontrar o animal em seu terreno ou quintal a recomendação é pelo uso de luvas ou uma sacolinha plástica para coleta, que deve ser bem amarrada e descartada no lixo rejeito. Nos aterros sanitários, a vários centímetros de profundidade, ele morre. Em qualquer hipótese não se deve usar sal no combate ao animal.
Outra recomendação é que a Secretaria de Agricultura ou a Epagri sejam comunicadas para que façam uma vistoria no local. Para orientar as pessoas naquelas localidades a secretaria e a Epagri estão distribuindo um folder elucidativo. Qualquer dúvida ou notificação deve ser feita pessoalmente, na Rua Nereu Ramos, 97 ou pelo telefone 3267-3280.