O programa italo-brasileiro “Ritorno alle origini” (retorno às origens) está começando em Nova Trento: sob coordenação do Circolo Trentino, um primeiro grupo, de 16 pessoas, embarca hoje, 21, com retorno no dia 2 de abril.
Além de Altopiano della Vigolana, onde fica Vigollo Vattaro, local de nascimento de Santa Paulina, o programa da viagem envolve visitas a Veneza, Verona, Bolzano e Roma. O traço em comum entre 15 dos 16 integrantes do grupo é que eles nunca viajaram à Itália e seu sonho maior é conhecer a terra onde nasceu Santa Paulina e de onde vieram – quase todos da região de Trento – seus antepassados.
Embora não faça repasse de recursos financeiros, o programa “Ritorno alle orgini” tem incentivo do governo italiano que ao mesmo tempo que recebe turistas de descendência italiana espalhados pelo mundo, estimula que seus habitantes conheçam o paradeiro de seus antepassados que migraram.
O coordenador da viagem, Jucelino Chini, conta que o projeto vem desde 2023, quando algumas pessoas manifestaram o desejo de conhecer a Itália, especificamente a província de Trento, e o lugar onde nasceu Santa Paulina. A primeira incentivadora foi a Irmã Ana Tomelin, que por seis anos foi diretora do Santuário Santa Paulina e desde 2023 está em Vigolo Vataro, onde recebe visitantes na casa onde nasceu Santa Paulina (foto) e ajuda a comunidade com mais duas religiosas da congregação.
É na mesma casa que parte do grupo ficará hospedado e receberá apoio em roteiros por locais próximos, inclusive a comunidades de onde partiram os primeiros imigrantes para Nova Trento, em 1875. Conforme informes da Irmã Ana, a expectativa já é muito grande entre os moradores de Vigolo Vataro.
Tanta que o grupo, durante dois dias na localidade, já está convidado para visitar famílias locais. O desejo do presidente do Circolo Trentino é que essa seja a primeira de uma série de visitas de pequenos grupos de neotrentinos à Itália. Um segundo grupo já está sendo formado.