Vacinação

Até o momento cerca de 87% da população que pode se vacinar contra a covid está com o esquema concluído de duas doses em SC. Porém, ainda há aproximadamente 500 mil pessoas que tomaram a primeira dose e ainda não procuraram os postos de vacinação para a segunda.  Os dados apontam que pouco mais de um 1,3 milhão de catarinenses já tomaram o reforço.

Banco de reserva

Dia 31 de março saem 11 ministros do governo Bolsonaro, e 11 entram. Há apostas de que o secretário nacional da Pesca, o itajaiense adotado (é carioca de nascimento) Jorge Seif Junior, tem tudo para assumir o importante Ministério da Agricultura. Bolsonaro nunca escondeu que Seif é de sua cota pessoal, de confiança. Se o governo for melhor do que é hoje, só o tempo dirá.

Voto jovem

O Tribunal Regional Eleitoral, a Ordem dos Advogados do Brasil/SC e a Escola Judiciária Eleitoral, assinaram termo de cooperação para a difusão da campanha “Meu primeiro título – #BoraVotar”, como forma de engajar a participação de jovens de 16 e 17 anos nas eleições deste ano. Mais 50 aparelhos smartphones, cedidos pela Delegacia da Alfândega da Receita Federal de Florianópolis, serão destinados a jovens que têm o alistamento e o voto facultativos e que, mesmo assim, estão fazendo o título eleitoral.

GM armada

Passadas as polêmicas discussões se deveria ou não chegar a isso, a Guarda Civil Municipal de Balneário Camboriú recebeu esta semana um reforço de armamento, com 119 pistolas Taurus modelo TS9. Saber fazer o uso correto deste arsenal são outros quinhentos.

Marcas

Impressiona como inspiram e transmitem confiança no investidor as marcas catarinenses Sadia e Perdigão. A BRF, sua atual dona, levantou rapidamente a fortuna de R$ 5,4 bilhões numa oferta de ações, que deve ser uma das maiores do ano no Brasil.

Na medida

Espalha-se em rede social denúncia que a lei 18.145/2021, prevendo que em pavimentação de estradas estaduais e municipais em SC se  dê preferência para o uso de massa asfáltica adicionada com borracha de pneus, foi urdida sob medida. O tal produto só tem um fornecedor no Estado.

Pipas ao vento

Nesse início de ano legislativa a Comissão de Constituição e Justiça do Congresso Nacional tem mais de 200 propostas de mudança na legislação prontas para votar. Uma delas tem muito interesse em Florianópolis. É o projeto de lei 4.391/2019, que dispõe sobre a realização de festivais e campeonatos de pipas  – que já foi uma febre na cidade -, restringe locais destinados à prática esportiva e criminaliza a fabricação, o transporte, o uso e a venda indevido de linhas cortantes (com cerol).

Crime de perjúrio

O deputado federal Hélio Costa (Republicanos-SC) é autor do projeto de lei 3148/21, que inclui no Código Penal o crime de perjúrio, que é fazer afirmação falsa ou negar a verdade como investigado ou parte em processo ou investigação. A pena seria de três a seis anos de reclusão. A punição poderá ser ainda maior se a mentira é praticada mediante suborno ou com o objetivo de produzir prova em processo penal ou processo civil contra a administração pública.

Arte educação

Até dia 25 o Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke (MAC Schwanke) e a Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, em Joinville, seguem com a exposição “Schwanke: Sonetos” que reúne obras em sua maioria inéditas. No próximo dia 14, ocorre um curso gratuito voltado aos professores que desejam ampliar conhecimentos e receber o caderno “Material Educativo de Apoio ao Professor”.  Entre 8 e 11 horas a pesquisadora Alena Marmo fala sobre a trajetória e a produção do artista e, entre 13 e 16 outra pesquisadora, Letícia Mognol, aborda os experimentos poéticos com sonetos visuais no contexto da escola.

TV Brasil

Algo de novo acontece na telinha. A TV Brasil está na quinta posição dentre às mais de 95 emissoras relacionadas no Painel Nacional de Televisão (PNT). Mais de 18,3 milhões de telespectadores únicos acompanharam sua programação em janeiro, em um universo que considera a atuação apenas em 15 praças, dentre elas Florianópolis. Um dos destaques de audiência é a novela A Escrava Isaura, que vai ao ar às 20 horas. Outro é a bela série documental Brasil Visto de Cima, de terça à sexta-feira às 21 horas.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome