Em sua primeira ação como presidente do Legislativo municipal, cargo que assumiu na sessão do dia 8 passado, o vereador Luiz Fernando Rachadel (MDB) conseguiu a adesão de todos os demais vereadores em ofício de sua iniciativa e endereçado ao secretário de Estado da Infraestrutura, Tiago Vieira, pedindo providências urgentes para solução de vários problemas na SC-410, principalmente no trecho entre Nova Trento e Tijucas.
Nas linhas iniciais o documento faz elogios a ação do Estado que junto com a Prefeitura de Tijucas estão concluindo a pavimentação de toda extensão da chamada Avenida Beira Rio, desde o bairro Joáia até a BR 101, mas alerta para a necessidade da ação do Estado na SC-410.
O ofício relata que na rodovia trafegam, em média 12 mil veículos por dia – número decorrente principalmente do fluxo para Nova Trento nos finais de semana, rumo aos dois santuários – e que os problemas são de toda ordem, a começar pela sinalização tanto horizontal como vertical, que inexiste e onde existe está quase irreconhecível por efeitos do tempo.
Luiz Rachadel relata que os maiores problemas estão no trecho que passa em frente e nas proximidades do supermercado Macris e nas proximidades, em Canelinha. O questionamento não é só quando ao número exagerado de lombadas como também a uma dessas estruturas, naquele local, há tempos toda defeituosa porque instalada em completa desconformidade com as leis específicas, motivo de constantes retenções de veículos, obrigados até a parar para depois transpô-las.
Além de observar que os marcos quilométricos ao longo de toda rodovia desapareceram ou estão sem pintura naqueles que ainda existem, no oficio todos os vereadores referem-se às ruínas que ainda permanecem no meio do trecho transitável da rodovia do que foi uma sinaleira eletrônica, na entrada para o bairro Carmelo, logo após o trevo para Brusque, em São João Batista.
Governo estadual desmente pedágios em rodovias
Muitos neotrentinos ficaram preocupados com a notícia inicial, imediatamente desmentida pelo governo do Estado, de que nas rodovias estaduais não haverá cobrança de pedágio, pelo menos por enquanto, garantiu Ramiro Zinder, secretário executivo de Parceiras Público-Privadas, autarquia estadual que está cuidando do assunto.
O que tem, na verdade, é um estudo inicial em parceria com o governo federal para um futuro projeto de concessão das rodovias entre federais e estaduais. O prazo para entrega dos estudos é o segundo semestre de 2022. No entanto, há pouca chance de as SCs terem pedágio porque o fluxo não é tão grande, frisou Ramiro Zinder. Os estudos estão em fase inicial pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), do Governo Federal, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
No estudo inicial consta como possível instalação de pedágios duas SCs que passam por Nova Trento: a 108 (de Claraíba a Major Gercino) e a 410, que inicia em Gaspar e segue até Tijucas. Um estudo mais antigo previa um pedágio na localidade de India, em Canelinha.
A Federação das Industrias de Santa Catarina, que fez outro estudo do panorama rodoviário catarinense, apontou a existência de 16 pontos críticos de estradas estaduais, nenhum deles no litoral.